Treinador explica como os exercícios de propriocepção melhoram o equilíbrio e ajudam a prevenir lesões e dores
Fausto Fagioli Fonseca Publicado em 26/05/2025, às 09h00
Se você quer melhorar sua corrida, reduzir o risco de lesões e ganhar mais eficiência em cada passada, a resposta pode estar nos exercícios de salto, especialmente aqueles voltados para o treino de propriocepção.
A propriocepção é a capacidade do corpo de se localizar no espaço, garantindo equilíbrio, coordenação e segurança nos movimentos. Desenvolver essa habilidade é essencial para qualquer corredor, desde os iniciantes até os atletas de alto rendimento.
Segundo Rodrigo Lobo, sócio-diretor e treinador da Lobo Assessoria Esportiva, “a propriocepção é um dos feedbacks sensoriais mais importantes que possuímos, pois, por meio deles, conseguimos nos equilibrar e realizar tarefas motoras com precisão sem depender da visão”.
Os exercícios de salto trabalham a propriocepção e ajudam a fortalecer os músculos estabilizadores — especialmente core, tornozelos e joelhos. Isso aumenta a eficiência da corrida, melhora a postura e diminui significativamente o risco de lesões. A cada salto, o corpo aprende a reagir melhor a diferentes estímulos e superfícies, tornando o movimento mais ágil e seguro.
Além disso, como aponta uma revisão bibliográfica realizada nas Faculdades Integradas do Brasil, “a maioria dos achados sugere que a propriocepção é um fator importante na reabilitação e deve ser realizada tanto como prevenção como no tratamento de lesões do joelho e do tornozelo, tendo efeitos consideráveis em curto e longo prazo”.
Selecionamos cinco exercícios de salto com foco em propriocepção para você incluir na sua rotina. Todos são simples, podem ser feitos em casa, mas exigem atenção e, se possível, acompanhamento profissional.
Trabalha força, equilíbrio e ativação muscular explosiva — essenciais para a propulsão na corrida.
Como fazer:
O salto na caixa é um exercício que melhora a força, explosão muscular e o condicionamento físico, trabalhando principalmente as pernas e glúteos. Melhora a consciência corporal, o equilíbrio dinâmico e a coordenação motora.
Como fazer:
Desenvolve força explosiva, resistência muscular e melhora a capacidade cardiovascular. O salto no final do movimento ativa os músculos das pernas (glúteos, quadríceps e panturrilhas), reforçando a potência na fase de impulsão da corrida. Além disso, o movimento rápido e coordenado do burpee ajuda a treinar o corpo para reagir com mais agilidade e eficiência.
Como fazer:
Melhora a força explosiva, a estabilidade e o equilíbrio, fortalecendo os músculos das pernas, glúteos e core, além de aprimorar a coordenação e a capacidade de resposta neuromuscular.
Como fazer:
Embora muitos desses exercícios possam ser feitos em casa, é essencial contar com a orientação de um profissional de educação física ou fisioterapeuta, principalmente se você tem histórico de lesões.
“A propriocepção está intimamente relacionada à qualidade de vida e à longevidade pela manutenção das funções motoras básicas, desde as mais específicas às relacionadas à performance esportiva. Além disso, o treino proprioceptivo tem uma importante função de prevenção de lesões e reabilitação motora”.
Calistenia: 5 exercícios essenciais para treinar o corpo todo em casa
3 passos para ganhar condicionamento e respirar melhor na corrida
Treinar aumenta a testosterona? Saiba a relação entre musculação e libido
É hora da meia-maratona? 7 sinais que indicam que você tem uma base sólida!