Doutor Jairo
Leia » Dúvida

Um casal virgem também pode ter ISTs?

É importante usar preservativo mesmo na primeira relação
É importante usar preservativo mesmo na primeira relação - iStock

Redação Publicado em 11/05/2021, às 14h56

Jairo Bouer explica que, apesar de ser um risco menor, mesmo que as duas pessoas envolvidas na relação sejam virgens, ainda há chances de haver ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

Isso acontece porque é possível, por exemplo, que uma das pessoas tenha herpes, que não necessariamente é transmitida por relação sexual, ou ainda tenha nascido com alguma infecção.

Por isso, o ideal é sempre usar proteção, mesmo quando for a primeira vez das pessoas.

Como ocorre a transmissão da herpes?

O vírus do herpes é extremamente comum e tem alta circulação entre a população. A grande maioria das pessoas, ao chegar no início da vida adulta, já teve herpes ou entrou em contato com o vírus ao menos uma vez

Algumas pessoas não manifestam a doença e, possivelmente, nunca vão apresentar as lesões. Entretanto, outras têm contato com o vírus em algum momento da vida e essas lesões podem aparecer, seja na boca ou na região genital. 

Depois de adquirir herpes, o vírus fica para sempre no organismo. Ele pode, porém, ficar em estado latente, ou seja, "escondido" nas terminações nervosas e, nesses casos, o risco de transmissão é muito pequeno. 

Porém, toda vez que a pessoa sofre uma queda de imunidade ou há algum trauma na região afetada, o vírus pode entrar na chamada fase ativa e produzir lesões. Quando isso acontece, há grandes riscos de transmissão. 

Caso esses episódios sejam frequentes, é importante procurar ajuda médica para descobrir se é necessário seguir um tratamento profilático e evitar o aparecimento das lesões. De qualquer forma, é fundamental usar preservativo em todas as relações sexuais

Vale lembrar, ainda, que a doença, quando adquirida na gravidez, pode trazer complicações para o bebê. Além disso, o herpes genital (na fase ativa) pode aumentar o risco de contaminação pelo vírus da Aids, o HIV

Veja: