Pular para o conteúdo

Tomar anticoncepcional por muito tempo dificulta engravidar?

Da Redação

16/10/2020 08:00




O uso de pílula anticoncepcional por parte das mulheres é comum no país. Apesar disso, as dúvidas sobre o método continuam atormentado o sexo feminino.

Uma dúvida frequente é se, após alguns anos, a pílula pode interferir na possibilidade de gravidez. Será que uma mulher que toma anticoncepcional durante um longo período e resolve parar para engravidar, pode ter problemas?

Provavelmente, não tem relação nenhuma. Muitos estudam mostram que mulheres que tomaram pílula durante cerca de 20 anos, interrompem o uso e não têm dificuldade em engravidar.

No entanto, temos que considerar alguns fatores. Aproximadamente 20% dos casais têm dificuldade para engravidar. O que isso significa? Que eles tentaram por um ano sem o uso de métodos contraceptivos e não resultou em gestação.

Quando olhamos mais perto para esse número, constatamos que 40% das vezes o problema está com a mulher, 40% com o homem e 20% com ambos.

Conforme a mulher fica mais velha, vai ficando mais difícil de engravidar, sim. É um movimento biológico. Hoje, sabemos que as mulheres tendem a engravidar mais tarde por isso, enfrentam mais dificuldades.

A recomendação é a mulher procurar um ginecologista e o homem, um urologista. Assim, os dois podem realizar os exames necessários e analisar qual o melhor caminho a seguir.

Veja também:

Assista, também, a outros vídeos no meu canal no YouTube

Saiba mais

Bebida pode cortar o efeito da pílula do dia seguinte?

Pílula anticoncepcional interfere na libido?

Com pílula, camisinha e ainda medo de engravidar?

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS