Doutor Jairo
Leia » Alimentação

Réveillon: três alimentos para você apostar sua sorte e sua saúde

Tanto as sementes de romã quanto as de uva trazem sorte; já seus nutrientes incrementam a imunidade - iStock
Tanto as sementes de romã quanto as de uva trazem sorte; já seus nutrientes incrementam a imunidade - iStock

 Já faz parte do imaginário coletivo do brasileiro fazer simpatias na hora da virada do ano, seja pulando sete ondas ou dando um pulo e pisando com o pé direito quando o relógio marcar meia-noite. E isso vale também para os alimentos. Três deles são os campeões quando se fala em atrair sorte e ter um ano de muita fartura e não podem faltar na ceia: lentilha, romã e uvas.  

E se for possível juntar a sorte e a saúde nos mesmos preparativos? Pois você pode. Veja a seguir como cada um desses alimentos pode dar uma incrementada ao seu metabolismo: 

Lentilha

Sorte: é um dos alimentos mais tradicionais para trazer sorte. Acredita-se que cada grão, por seu formato redondo e achatado, simboliza moedas, atraindo, assim, riqueza e fartura. 

Saúde: é rica em fibras, o que auxilia no controle do peso, promove a saciedade e contribui para o bom funcionamento do sistema digestivo. E também em ferro, o que contribui para a prevenção da anemia e para a manutenção da saúde geral, sendo importante para a formação de células vermelhas 

Faz bem para o coração: estudos já mostraram que o consumo regular de lentilha é capaz de aumentar os níveis de colesterol HDL (bom) e reduzir significativamente os níveis de colesterol LDL (ruim) e triglicerídeos. É uma opção econômica e versátil e pode ser uma alternativa saudável e sustentável para substituir fontes de proteínas animais em algumas refeições. 

Uvas 

Sorte: comer 12 uvas à meia-noite, uma para cada mês do ano, é uma superstição popular para garantir sorte e realizar desejos. As sementes podem ser guardadas na carteira para atrair dinheiro. 

Saúde: as uvas aumentam a imunidade, por meio de propriedades antimicrobianas naturais. A fruta ainda é rica em água, o que é importante para a hidratação, circulação e fluxo sanguíneo saudável e eliminação de resíduos. 

Fornecem antioxidantes antienvelhecimento: uvas contêm vários antioxidantes diferentes, incluindo tipos conhecidos por diminuir a inflamação e apoiar o fluxo sanguíneo saudável. Os antioxidantes da uva também estão ligados a uma melhor função cerebral (incluindo memória), antienvelhecimento e longevidade geral.   

Romã 

Sorte: devido à abundância de sementes, a romã é símbolo de fertilidade e prosperidade. É comum guardar sete sementes na carteira, enroladas em papel alumínio, até o próximo Ano Novo para atrair dinheiro. 

Saúde: tem efeitos anti-inflamatórios impressionantes. A inflamação crônica é uma das principais causas de muitas doenças graves, como as cardíacas, o câncer, o diabetes tipo 2, a doença de Alzheimer e até a obesidade. As romãs têm propriedades anti-inflamatórias potentes, amplamente mediadas pelas propriedades antioxidantes das punicalaginas. Estudos em tubos de ensaio mostraram que podem reduzir a atividade inflamatória no trato digestivo, bem como no câncer de mama e nas células do câncer de cólon. 

Um estudo de 12 semanas em pessoas com diabetes descobriu que 250ml de suco de romã por dia reduziu os marcadores inflamatórios e interleucina-6 em 32% e 30%, respectivamente. Portanto, se você pensa em reduzir a inflamação em seu corpo, a romã é um excelente complemento para sua dieta. 

Cármen Guaresemin

Cármen Guaresemin

Filha da PUC de SP. Há anos faz matérias sobre saúde, beleza, bem-estar e alimentação. Adora música, cinema e a natureza. Tem o blog Se Meu Pet Falasse, no qual escreve sobre animais, outra grande paixão.  @Carmen_Gua