Doutor Jairo
Leia » Festas

4 alimentos para trazer sorte e saúde no Ano-Novo

Além de prometer dinheiro, a romã também pode trazer uma boa saúde - iStock
Além de prometer dinheiro, a romã também pode trazer uma boa saúde - iStock

Redação Publicado em 30/12/2022, às 16h00

Em muitas famílias, a ceia do Ano-Novo costuma ser recheada de comidas gostosas, normalmente acompanhadas de superstições, como uvas e romã para trazer dinheiro e sorte. Mas, além da crença de que esses alimentos podem ajudar as pessoas a terem um ano melhor, eles também são ótimos para a saúde. Confira a seguir quatro bons alimentos para começar o ano com o pé direito.

1. Uvas

Há quem diga que comer 12 uvas à meia-noite do Ano-Novo e guardar os caroços na carteira traz sorte. Se é verdade ou não, não sabemos, mas o fato é que comer uvas beneficia muito a saúde. Isso porque a fruta aumenta a imunidade, melhora a saúde do coração e ainda proporciona uma melhor noite de sono.

2. Romã

Assim como a uva, muita gente acredita que guardar as sementes da romã pode ajudar a ter uma conta bancária recheada. Mas, além disso, a fruta é rica em nutrientes e possui efeitos anti-inflamatórios impressionantes, podendo reduzir a atividade inflamatória no trato digestivo, bem como ajudar a prevenir o câncer de mama e o surgimento de células do câncer de cólon.

3. Lentilha

Muita gente coloca lentilha no arroz para ter um ano com mais abundância. E isso com certeza inclui uma boa saúde e uma melhor forma física. A lentilha, assim como outras leguminosas, como feijão, grão-de-bico e ervilha, pode influenciar a perda de peso devido ao efeito na saciedade, bem como à alta quantidade de proteínas e fibras. 

4. Peixe

Em algumas culturas, o peixe é encarado como um alimento que traz sorte e fertilidade. Mas, de maneira geral, peixes oleosos, como o salmão, podem ter uma série de benefícios para a saúde quando fazem parte de uma dieta equilibrada, pois são ricos em ácidos graxos ômega 3, sejam enlatados, frescos ou congelados. O peixe é uma ótima fonte de proteína, diminui o risco de desenvolver artrite reumatoide e pode proteger contra câncer oral e de pele em estágio inicial e tardio.

Veja também: