Doutor Jairo
Leia » Demência

Pesquisa associa condições oculares a maiores riscos de demência

A demência é caracterizada pela perda da capacidade de lembrar, pensar ou tomar decisões cotidianas - iStock
A demência é caracterizada pela perda da capacidade de lembrar, pensar ou tomar decisões cotidianas - iStock

Redação Publicado em 14/09/2021, às 19h00

Uma pesquisa publicada no British Journal of Oftalmology sugere que a degeneração macular relacionada à idade, a catarata e a doença ocular ligada ao diabetes estão associadas a um risco aumentado de desenvolver demência.

Segundo os pesquisadores, o comprometimento da visão pode ser um dos primeiros sinais da demência e acredita-se que a estimulação reduzida das vias visuais acelere ainda mais a sua progressão. 

Alguns estudos já mostraram a possibilidade de existir uma ligação entre condições oftalmológicas que causam o comprometimento da visão – degeneração macular relacionada à idade, catarata, doença ocular relacionada ao diabetes e glaucoma, por exemplo – e o comprometimento cognitivo.

Vale lembrar que a incidência dessas doenças cresce com o avançar da idade, da mesma forma que a diabetes, a pressão alta, a doença cardíaca, a depressão e o acidente vascular cerebral (AVC) – todos considerados fatores de risco para a demência. Porém, ainda não estava claro se esses problemas oculares também estavam associados à incidência de demência de forma independente.

Aumento significativo do risco

Para investigar a questão, os pesquisadores utilizaram dados de 12.364 adultos de 55 a 73 anos. Os participantes foram avaliados entre 2006 e 2010 e acompanhados até o início de 2021. Durante todo o período, foram registrados 2.304 casos de demência.

Confira:

A análise dos resultados mostrou que a degeneração macular relacionada à idade, a catarata e a doença ocular ligada ao diabetes – exceto o glaucomaestavam independentemente associadas ao aumento do risco de demência por qualquer causa.

Em comparação com pessoas que não apresentavam essas condições oftalmológicas no começo do estudo, as chances de ter demência foram 26% maiores nas pessoas com degeneração macular relacionada à idade, 11% maiores nos participantes com catarata e 61% maiores nas pessoas com doença ocular ligada ao diabetes. 

Além disso, os indivíduos foram questionados se já haviam sofrido com um ataque cardíaco, derrame, pressão alta ou diabetes, e foram avaliados para depressão também. Os dados mostraram que ter uma dessas condições junto com um problema ocular aumentou ainda mais o risco de demência. As chances foram maiores quando a doença ocular relacionada ao diabetes ocorreu ao lado de uma condição sistêmica. 

Veja também: