Doutor Jairo
Leia » BBB21

Pelos pubianos de outras pessoas podem trazer risco à saúde?

Cantora ficou irritada com a falta de higiene dos outros participantes
Cantora ficou irritada com a falta de higiene dos outros participantes - Reprodução / Globo

Giulia Poltronieri Publicado em 14/04/2021, às 11h19

Na madrugada do último domingo (11), Pocah foi a protagonista de uma discussão bem atípica no BBB21. A cantora entrou no jardim gritando que o banheiro do reality estava cheio de pelos pubianos.

Ela reclamou da falta de higiene dos outros participantes e disse que teve que tomar banho porque entrou em contato com os pelos alheios.

Confira o momento:

Mas, afinal, pelos pubianos transmitem doenças?

Segundo o ginecologista Domingos Mantelli, apesar de ser raro, os pelos podem, sim, transmitir algumas IST, como HPV. Por isso, não é recomendado o contato com pelos de desconhecidos — como foi o caso no programa.

E a depilação é necessária?

A escolha de se depilar é algo muito individual e varia de acordo com o que a pessoa prefere. Contudo, Mantelli afirma que, caso a preferência seja fazê-la, não há problema algum. 

Só é preciso tomar cuidado com o método que se utiliza. Mantelli ressalta que a lâmina, por exemplo, pode trazer alguns incômodos, como foliculite com pelos encravados. Já o laser é uma técnica de depilação definitiva e mais eficiente, pois vai enfraquecendo o folículo aos poucos e fazendo com que ele cresça cada vez menos.

No final, tudo é uma questão de gosto. O que importa mesmo é manter a higiene e, se optar pela depilação em casa, limpar os pelos depois, para que ninguém tenha que passar pelo que Pocah passou.

Veja também: