Doutor Jairo
Leia » Comportamento

Preferências sexuais e atração mudam com a idade, diz pesquisa

Pesquisa avaliou mais de 7.000 pessoas que usavam sites de namoro
Pesquisa avaliou mais de 7.000 pessoas que usavam sites de namoro - iStock

Redação Publicado em 20/05/2021, às 13h36

Homens e mulheres podem ter prioridades semelhantes quando o assunto são as preferências sexuais, mas também apresentam variação dependendo das características e da idade. Essas são as descobertas de uma nova análise feita pela Universidade de Tecnologia de Queensland (Austrália), publicada na revista PLOS ONE. 

De acordo com os autores, as preferências de atração sexual das pessoas as levam a tomar decisões sobre sexo, relacionamentos e reprodução. Isso influencia nos papéis e equidade de gênero, nas taxas de fertilidade, na política, entre outras questões.  

Qual característica é mais importante?

Foram entrevistados 7.325 usuários australianos de sites de namoro, todos entre 18 e 65 anos. Os participantes foram convidados a classificar – em uma escala de 0 a 100 – a importância de nove características de potenciais companheiros, divididas em três categorias: 

  • Estética (idade, atratividade e características físicas)
  • Recursos (inteligência, educação e renda)
  • Personalidade (confiança, abertura e conexão emocional)

A análise das respostas revelou que existem prioridades semelhantes para homens e mulheres, com ambos classificando a aparência física, a atratividade e todos os três traços de personalidade como altamente importantes - a renda apareceu com uma relevância muito menor. 

Entretanto, segundo os resultados, as mulheres avaliaram a importância da idade, da educação, da inteligência, da renda, da confiança e da conexão emocional com 9 a 14 pontos a mais do que os homens. Já eles atribuíram maior prioridade à atratividade e à aparência física quando comparados às mulheres. 

Mais jovens vs. mais velhos

As diferenças entre as preferências de homens e mulheres também mudam com a idade. Os homens, por exemplo, geralmente davam maior importância à estética do que as mulheres, mas essa diferença diminuiu com o passar dos anos.

Já mulheres mais jovens colocavam uma importância maior na personalidade. Porém, tanto os homens como as mulheres mais velhos priorizavam a personalidade de forma semelhante.  

Os pesquisadores acrescentam que ambos os sexos tendem a achar as mesmas coisas “sexy” em um potencial parceiro, mas em diferentes estágios de vida. Tanto homens quanto mulheres podem diferir significativamente na importância que colocam sobre as mesmas características particulares ao longo da vida.

Veja também: