Doutor Jairo
Leia » Sono

O que fazer e o que não fazer depois de uma noite de sono ruim

Tomar algumas xícaras de café pode te deixar alerta, mas não exagere ou beba perto da hora de dormir - iStock
Tomar algumas xícaras de café pode te deixar alerta, mas não exagere ou beba perto da hora de dormir - iStock

Redação Publicado em 18/02/2022, às 12h00

Noite ruim? Você está se arrastando depois de uma noite de reviravoltas. Provavelmente, vai ser um dia difícil no trabalho. O que você pode fazer para tornar as coisas um pouco mais fáceis e garantir que durma melhor esta noite?

Não faça

1. Apertar o botão soneca

Não é como se você estivesse realmente “dormindo”, e você acha que esses 10 minutos extras são apenas o que te dá um pouco de energia extra, certo? Na verdade, não. Você precisa de até uma hora de sono extra para compensar. Caso contrário, está apenas criando estresse para si mesmo ao diminuir o tempo de preparação matinal.

2. Dormir mais

Você decide tirar a manhã de folga. Dá para recuperar esse sono das nove ao meio-dia, certo? Tentador, mas dormir mais, provavelmente será uma má ideia. Você ajusta o “relógio interno” do seu corpo quando vai para a cama e acorda no mesmo horário todos os dias. É melhor manter a rotina, mesmo que você não tenha dormido bem. Isso ajudará a colocar seu ciclo de volta nos trilhos.

3. Beber álcool

Pode deixá-lo com sono. Mas, depois de algumas horas, enquanto seu corpo processa o álcool, você acorda. E a qualidade do sono que você obtém depois de algumas doses pode não ser tão boa.

4. Fumar

Você provavelmente sabe que fumar é ruim para a sua saúde. Mas se você já é fumante e está tentando ter uma boa noite de sono, tente não fumar muito perto da hora de dormir. Assim como a cafeína, o tabaco é um estimulante, que pode impedir você de dormir. Converse com seu médico sobre maneiras de parar de fumar para sempre.

5. Navegar na internet

Muita luz depois que o sol se põe pode atrapalhar seu sono, mas a “luz azul” emitida pelo seu smartphone, computador ou tablet é especialmente ruim. Acalme-se antes de dormir. Mantenha seu quarto escuro e silencioso também.

6. Tomar grandes decisões

Sem sono adequado, seu julgamento desce pelos tubos. Células cerebrais sobrecarregadas não conseguem reunir pensamentos ou lembrar informações básicas. Mesmo sua compreensão básica de um evento como ele acontece pode ser diferente. Portanto, mantenha a cabeça no lugar e espere. As coisas podem ficar mais claras depois de uma boa noite de descanso.

Faça

1. Tome sol

Ajuda seu corpo a acertar o relógio. Também pode colaborar para combater a insônia, ajudando seu humor e cérebro. Então, se você quiser dormir mais esta noite do que ontem, acorde e saúde a luz do dia. Sair no meio do dia também ajuda. Se você estiver em um escritório, talvez dê um pequeno passeio por algum parque próximo na hora do almoço.

2. Beba um pouco de cafeína, mas não muito

Se você pular o café da manhã regular, poderá ficar ainda mais grogue. Isso também pode torná-lo irritável e dar-lhe dor de cabeça. Então, tome algumas xícaras. Um pouco mais pode até ajudá-lo a ficar alerta. Lembre-se, porém, que ele permanece em seu sistema por várias horas. Então não exagere. E não tome cafeína – café ou qualquer outra coisa – perto da hora de dormir.

[Colocar ALT]
Exercitar-se ajuda a ficar com sono, mas tente terminar pelo menos três horas antes de ir para a cama - iStock

3. Exercite-se – na hora certa

Pode melhorar o seu sono e ajudá-lo a adormecer mais rapidamente. Mas não faça isso muito perto da hora de dormir, porque estimula seu corpo a produzir cortisol. Esse é um hormônio que te deixa mais alerta, o que é bom quando você está tentando acordar para o trabalho. Mas não é tão bom quando está tentando voltar a dormir. Se precisar se exercitar à tarde ou à noite, tente terminar pelo menos três horas antes de ir para a cama.

4. Cochile – a quantidade certa

Um cochilo de 20 minutos irá aguçar sua atenção e habilidades motoras. Um de 90 minutos pode melhorar seu pensamento criativo. Mas cochilos entre 20 e 90 minutos (ou seu próprio ponto ideal) podem deixá-lo mais grogue do que quando você começou. Defina um alarme. Lembre-se de que uma soneca de qualquer duração, especialmente no final do dia, pode dificultar o sono à noite. Isso pode levar a um ciclo vicioso de insônia e uma rotina de sono confusa.

5. Alimente-se cedo e com algo leve

Se você não quer repetir a falta de sono da noite passada, um grande hambúrguer gorduroso, batatas fritas e um shake às 23 horas provavelmente não vai ajudar. Coma um jantar mais leve várias horas antes de dormir. Se sentir fome mais tarde, prefira alimentos leves que não perturbem seu sono. Torradas ou iogurte geralmente são de fácil digestão.

6. Hidrate-se

Você quer beber líquido suficiente para não acordar com sede no meio da noite, mas não tanto a ponto de acordar porque precisa fazer xixi. E, claro, evite álcool e cafeína perto da hora de dormir.

7. Relaxe na hora de dormir

Comece a relaxar à medida que a hora de dormir se aproxima: sem luzes brilhantes ou conversas ou atividades estressantes. Tudo isso pode dificultar o sono. Tente manter seu quarto escuro e silencioso. E agradável também: 22 ºC é a temperatura ideal, apesar de que o conforto térmico é algo que varia de pessoa para pessoa.

Talvez

Tome melatonina

Seu corpo produz melatonina naturalmente e, geralmente, o suficiente. Mas você pode tentar um suplemento de 1 a 3 miligramas, duas horas antes de dormir, depois de uma noite em claro. Não deixa você com sono, mas pode ter um efeito calmante, que pode levar ao sono. Não tome se estiver grávida ou amamentando. Também fique longe se tiver convulsões, uma doença autoimune ou depressão. Se você tem diabetes ou pressão alta, converse com seu médico antes.

Quando consultar seu médico

Às vezes, a insônia é natural. Um grande evento em sua vida – bom ou ruim – pode causar isso. Se a insônia acontecer de vez em quando, pode não ser nada para se preocupar. Se os problemas de sono começarem a mudar seu humor geral e hábitos de trabalho, talvez seja hora de conversar com seu médico. Especialmente se os problemas persistirem por um mês ou mais. Juntos, vocês podem descobrir por que está tendo problemas para dormir e o que fazer a seguir.

Fonte: WebMD

Veja também: