Doutor Jairo
Leia » Saúde mental

O que é um 'vampiro de energia' e como se proteger dele

A pessoa pode compartilhar experiências íntimas demais, fazendo você se sentir emocionalmente sobrecarregado - iStock
A pessoa pode compartilhar experiências íntimas demais, fazendo você se sentir emocionalmente sobrecarregado - iStock

Redação Publicado em 24/11/2022, às 12h00

Sentindo-se emocionalmente esgotado depois de conversar com um amigo, colega ou familiar? Depois de passar um tempo com uma pessoa, você sempre sai ansioso ou irritado? Você pode estar lidando com um vampiro de energia. Existem muitas razões pelas quais as pessoas desenvolvem comportamentos de drenagem de energia, como problemas de saúde mental, certos tipos de apego e traumas passados.

 Algumas pessoas – incluindo empatas (alguém que é excepcionalmente sensível às emoções dos outros) – são mais suscetíveis a serem emocionalmente esgotadas do que outras. Depois de identificar um vampiro de energia em sua vida, você pode desenvolver maneiras de proteger a si mesmo e a sua energia, como estabelecer limites e se sentir confortável em dizer não.

Jasmine Cobb, terapeuta de traumas de Tyler, Texas, explica à Psych Central que os vampiros de energia geralmente são personalidades codependentes. Isso significa que eles gravitam em torno dos outros para satisfazer suas necessidades e acham desafiador ser autossuficientes. “Um vampiro de energia é alguém que toma repetidamente – e carece de percepção e consciência de como isso contribui para problemas interpessoais”, diz ela.

Nancy Irwin, psicóloga clínica licenciada de Los Angeles, afirma à Psych Central que os sinais comuns de um vampiro de energia incluem:

-falar mais sobre si mesmos do que sobre você ou qualquer outra pessoa
-ter um drama contínuo em sua vida
-possuir uma mentalidade de vítima
-ser pessimista
-ser ciumento
-exigir muita atenção
-ser carente

Tina Tessina, psicoterapeuta de Long Beach, Califórnia, acrescenta outros comportamentos típicos:

  • querer que você esteja sempre disponível nos termos dele
  • esperar que você assuma a responsabilidade por ele
  • usar a culpa para fazer você fazer o que ele quer

Em um cenário de grupo

Quando um vampiro de energia entra em uma dinâmica de grupo, pode notar que todos ficam quietos. O humor é esmagado pela seriedade. Você pode sentir que ele "mata a vibração". Outros sinais de um vampiro de energia em um ambiente de grupo incluem:

- os integrantes se afastam da conversa no grupo que inclui “o vampiro”
- ele faz perguntas pessoais desconfortáveis na frente de todos
- a conversa muda de um tema para a vida dele
- rejeita as soluções de qualquer um para seus problemas
- fala sobre outras pessoas
- se insere em conversas
- ignora sinais e limites sociais
- se apega a uma pessoa no grupo
- diminui os problemas dos outros

Quando um vampiro de energia está presente, você pode notar que a paciência de todos fica curta e até mesmo os amigos de boas maneiras ficam irritados ou sarcásticos.

Vampiro de energia vs. despejar traumas

Tanto os vampiros de energia quanto as pessoas que “despejam traumas” podem compartilhar emoções e experiências íntimas demais, fazendo com que você se sinta emocionalmente sobrecarregado. O despejo de trauma, no entanto, pode estar relacionado apenas a uma experiência traumática e pode ser uma expressão subconsciente de que você está pronto e precisa de apoio. Nem sempre é acompanhado por outros comportamentos de drenagem de energia.

Os vampiros de energia geralmente têm um drama exagerado e contínuo, embora realmente possam ter uma história de trauma. Eles não tendem a se interessar por soluções, pois o drama os ajuda a garantir a atenção e a energia das pessoas ao seu redor.

Tipos comuns de personalidade que drenam energia

Não existe uma personalidade única que se qualifique como um vampiro de energia. Muitos tipos de pessoas podem esgotar você mental e emocionalmente por vários motivos. Além da codependência, Jasmine observa que as pessoas que desenvolveram estilos de apego inseguro, evitativo e ansioso durante a infância podem ter inclinações naturais para comportamentos de vampiros de energia.

Distúrbios de saúde mental como depressão e ansiedade também podem desempenhar um papel, de acordo com Tina. Nancy indica que condições psicóticas podem apresentar características relacionadas à busca de atenção e carência, assim como a mania presente no transtorno bipolar.

Os transtornos de personalidade também podem contribuir para uma tendência a desconsiderar os sentimentos e limites dos outros, diz ela, listando:

  • transtorno de personalidade narcisista
  • transtorno de personalidade histriônica
  • transtorno de personalidade borderline

“Ou pode ser apenas uma pessoa que tem um trauma, abuso ou negligência não resolvidos e apresenta muito caos, toxicidade e/ou drama”, diz Nancy.

Vampiros de energia vs. empatas

Se você é um empata pode ser suscetível a vampiros de energia. “Seu desejo natural de ajudar pessoas com dor pode torná-lo suscetível. Você precisa aprender a diferenciar as pessoas que aceitarão sua ajuda e a usarão para se curar; e pessoas que apenas absorvem e não se beneficiam”, adverte Tina.

Sua saúde mental pessoal também pode torná-lo mais propenso ao dreno de energia. Estados de saúde mental como depressão, tristeza e ansiedade podem torná-lo emocionalmente vulnerável e podem impedi-lo de manter limites firmes para proteger sua energia emocional. “Sem limites firmes, você se torna mais vulnerável à flexão de uma forma que será mais favorável ao vampiro de energia”, diz Jasmine.

Como impedir alguém de drenar sua energia

Encontrar vampiros de energia não precisa deixar você com a sensação de que precisa de uma soneca de recuperação. Aqui estão algumas dicas para proteger sua energia.

Comunicação assertiva: Jasmine recomenda uma comunicação assertiva e direta. Por exemplo, dizer: “Vamos voltar ao meu ponto sobre este tópico para que não seja esquecido” é uma maneira respeitosa de impedir que um vampiro de energia roube a conversa.

Pedir espaço: você pode ter que pedir espaço se não puder evitar a pessoa. Nancy recomenda ser gentil, mas claro, e sugere dizer: “Você tem uma personalidade/energia enorme, isso, francamente, às vezes me oprime. Não quero te ofender, mas só preciso de um pouco de espaço. Não consigo acompanhar você”.

Aprender a dizer não: pode ser um desafio dizer não, especialmente se você gosta de agradar as pessoas. “Não” é um limite, no entanto, e os vampiros de energia precisam que os limites sejam mantidos ou eles passarão por cima deles. Se você não se sentir à vontade para almoçar com alguém, não há problema em dizer não. Eles podem tentar culpá-lo, mas isso pode ser um bom lembrete de por que você disse não em primeiro lugar.

Fonte: Psych Central

Veja também: