Doutor Jairo
Leia » Dúvida

Minha glande não fica exposta na hora da ereção; tenho fimose?

No geral, a fimose é caracterizada pelo excesso de pele que recobre o pênis - iStock
No geral, a fimose é caracterizada pelo excesso de pele que recobre o pênis - iStock

Redação Publicado em 02/06/2021, às 18h00

Doutor, quando a glande não fica exposta com o pênis ereto (e tirar o prepúcio dói), tem algum problema?

Provavelmente, nesse caso, há algum grau de fimose, que é um estreitamento do prepúcio que dificulta a exteriorização da glande – mais conhecida como cabeça do pênis. Essa condição pode provocar dor e desconforto, portanto, a melhor coisa a se fazer é procurar um urologista. 

Quando a cirurgia é necessária?

Em um cenário normal, o orifício do prepúcio – pele que reveste a glande – permite que a cabeça do pênis entre e saia sem grandes problemas. Porém, quando existe uma espécie de anel fibroso dificultando essa exteriorização, a situação ganha o nome de fimose. 

No geral, ela é caracterizada como o excesso de pele que recobre o pênis, dificultando a exposição da glande. Essa é uma condição comum em grande parte dos meninos e que tende a desaparecer por volta dos três ou quatro anos de idade. Quando isso não acontece e os medicamentos e os exercícios não funcionam, o médico entra em cena. 

Confira:

Quais os benefícios da cirurgia?

Inicialmente, a necessidade de um procedimento cirúrgico pode causar preocupação, entretanto a cirurgia de fimose é simples e benéfica. Confira alguns benefícios que ela pode trazer para quem sofre com o problema:

  • Aumento do desempenho sexual: sem a pele, a movimentação durante as relações sexuais torna-se mais agradável e fácil;
  • Eleva a sensibilidade da glande e, consequentemente, oferece muito mais prazer;
  • Reduz as chances de contrair infecções sexualmente transmissíveis (IST): como a pele do prepúcio é feita de uma mucosa, essas doenças podem se instalar 
  • Melhora da higienização: sem a pele, a limpeza é mais simples e rápida.

Veja também: