
Você chega com as sacolas cheias de frutas em casa e surge aquela dúvida: quais podem ficar na fruteira e quais devem ir para a geladeira? Saiba que não está sozinha nessas horas. Segundo a nutricionista Jéssica Benazzi, o modo de armazenamento influencia diretamente no amadurecimento e misturar algumas frutas pode acelerar demais esse processo, ocasionando até a perda delas.
Ela explica que algumas frutas, como maçã, banana e abacate, liberam etileno, um gás natural que estimula o amadurecimento. Quando elas ficam próximas de frutas mais sensíveis, como morango ou uva, acabam fazendo com que elas estraguem mais rápido.
Bananas, maçãs, abacates, mamões, mangas, pêssegos e peras devem ser mantidos fora da geladeira enquanto estiverem verdes ou firmes. “Essas frutas amadurecem melhor em temperatura ambiente. Depois de maduras, podem ir à geladeira para conservar por mais tempo”, orienta Jéssica.
Leia também: Frutas que fazem bem ao coração; veja quais incluir na rotina
Morango, uva, ameixa, kiwi, melancia (após cortada), melão (após cortado) e frutas vermelhas no geral devem ser armazenadas sob refrigeração. Isso porque esses alimentos são mais sensíveis ao calor e à umidade. “O ideal é guardá-los em potes de vidro ou plásticos bem fechados, de preferência forrados com papel toalha, para reduzir a umidade e evitar o mofo”, recomenda a nutricionista.
Jessica ainda dá algumas dicas que podem auxiliar na conservação:
-Separe as frutas maduras das verdes, pois isso evita que as maduras acelerem o amadurecimento das demais.
-Evite lavar antes de guardar, já que a umidade favorece o aparecimento de fungos. Neste caso, lave apenas antes de consumir.
-Use a gaveta da geladeira, ela mantém a umidade e a temperatura mais estáveis, ideais para a maioria das frutas.
-Congelar algumas porções já cortadas ajuda a aproveitar melhor frutas como banana, manga, uva, morango e abacate que podem ser usadas em vitaminas e sobremesas.
-Bananas maduras podem ser guardadas na geladeira, nunca enquanto estiverem verdes, pois isso interromperá o processo de amadurecimento, que pode não ser retomado mesmo se você retirá-las da geladeira mais tarde. No entanto, se você colocar uma banana madura na geladeira, isso evitará que ela amadureça demais. A casca ficará marrom-escura, mas ainda terá o sabor de uma banana perfeitamente madura.
-Limões e laranjas: embora não seja totalmente necessário, laranjas e limões podem ser conservados por até quatro vezes mais tempo se armazenados na geladeira.
-Uvas devem ser refrigeradas rapidamente após serem levadas para casa, para prolongar sua vida útil.
-Frutas secas: com um teor de água muito menor do que o de frutas comuns, as secas podem durar vários meses na despensa. No entanto, se você planeja mantê-las por mais tempo, coloque-as na geladeira para mantê-las frescas por ainda mais tempo.
“Cuidar da forma de armazenar as frutas é uma maneira simples de evitar o desperdício e garantir o consumo de alimentos sempre frescos, saborosos e nutritivos”, finaliza Jéssica.
Fontes: Jéssica Benazzi, nutricionista da rede Divino Fogão e site CNET
Cármen Guaresemin
Filha da PUC de SP. Há anos faz matérias sobre saúde, beleza, bem-estar e alimentação. Adora música, cinema e a natureza. Tem o blog Se Meu Pet Falasse, no qual escreve sobre animais, outra grande paixão. @Carmen_Gua