Doutor Jairo
Leia » Covid-19

Estudantes pedem adiamento do Enem; Covid pode afetar prova?

Estudantes estão preocupados com a realização do ENEM durante a pandemia
Estudantes estão preocupados com a realização do ENEM durante a pandemia - iStock

Redação Publicado em 11/01/2021, às 09h43

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) acontece agora, em janeiro, e é através dele que inúmeros estudantes brasileiros conseguirão uma vaga na faculdade. Sendo assim, é dispensável dizer o quão importante é essa prova. No entanto, ao entrar nas redes sociais, como o Twitter, a frase "Adia o Enem" está entre os assuntos mais comentados.

Isso porque os estudantes estão preocupados em como farão a prova em meio ao aumento de casos de coronavírus. No dia 9 de janeiro, por exemplo, o país registrou 1.115 mortes por Covid-19, totalizando 202.657 mil mortes desde o começo da pandemia. Com esse dado, retirado da secretaria estadual de saúde, a média de mortes passou a ser a maior desde 22 de agosto.

Enquanto isso, os números de casos confirmados também aumentaram. Foram 59.750 pessoas contaminadas em apenas 24 horas, o que foi um recorde desde que os dados começaram a ser contabilizados.

Na internet, os estudantes mostram sua preocupação.

Como vai funcionar o exame

O Enem está marcado para os dias 17 e 24 de janeiro, para quem optou pela prova presencial, e para os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, para quem optou por fazer via internet. Porém, mesmo quem decidiu fazer a prova virtual, não poderá ficar em casa. Segundo o Inep, os candidatos terão que usar um computador específico, sem acesso à internet, para que não haja maneiras de burlar a prova.

E, por conta da pandemia, algumas novas regras foram acrescentadas ao exame. Entre elas, está a obrigatoriedade do uso de máscara, que deve ser utilizada até o fim da prova. Além disso, todas as salas devem estar equipadas com álcool gel, mas caso desejar, o estudante também pode levar o seu próprio.

As salas, que costumavam ser cheias, passarão a ter apenas metade de sua capacidade ocupada, para evitar aglomerações. Para isso, os locais onde se aplicam a prova também foram expandidos.