Doutor Jairo
Assista

Vestibular e ansiedade: veja alguns recados para quem está inseguro

None

Jairo Bouer Publicado em 30/11/2020, às 12h23

Este foi um ano difícil para quem vai prestar vestibular. Foi um ano atípico, o jeito de aprender mudou, e muita gente tem reclamado que não conseguiu aprender nada nas aulas online, não conseguiu se concentrar direito, e não sabe se está preparado para o vestibular.

Também há muita incerteza sobre as datas, tanto de vestibular como de Enem. Isso gera ainda mais insegurança para quem está num processo de seleção.

Essa combinação de incertezas acaba deixando muita gente ansiosa, triste e se perguntando se vale a pena fazer Enem ou vestibular este ano, ou se é melhor adiar o projeto.

Checar as lacunas

O que podemos fazer em termos práticos? Às vezes essa sensação de não ter aprendido nada é só uma sensação. Então este é o momento de revisar conteúdo e tirar dúvidas, até para encontrar as lacunas que precisam ser preenchidas.

Pense que todo mundo está na mesma tempestade. Cada um num barco diferente, mas todo mundo está passando por alguma dificuldade. Então eu não adiaria meu projeto.

Tente manter a calma

Tente se adaptar ao processo, e acompanhar todas as informações sobre Enem e vestibular.

Não fique angustiado, não fique ansioso, não paralise a sua vida e seus planos por causa desta situação.

A gente tem que tomar cuidado, se cuidar e cuidar dos outros. Mas deve manter nossos planos e projetos na medida do possível.

Tenho certeza que em breve todas essas questões estarão mais claras e você vai ficar mais tranquilo.

Leia mais:

Odeio aula online, sinto que não aprendo nada. É melhor repetir esse ano?

Adote esses 5 hábitos para terminar o ano de um jeito mais leve