Doutor Jairo
Leia » Alimentação

Aprenda a fazer um suco para proteger seu fígado

A maçã verde é rica em pectina, aliada das funções digestivas e uma das maiores fontes de flavonoides na dieta ocidental - iStock
A maçã verde é rica em pectina, aliada das funções digestivas e uma das maiores fontes de flavonoides na dieta ocidental - iStock

Produtos hepatoprotetores são muito utilizados para proteger e tratar diversas inflamações, lesões e doenças que acometem principalmente o fígado. ​​Além de ser o maior órgão sólido e a maior glândula do corpo, ele também é responsável por diversas funções no organismo. Nosso fígado é vital para nossa saúde e, sem ele, não é possível sobrevivermos.

Porém, podemos também cuidar dele investindo em uma alimentação saudável. A médica nutróloga Marcella Garcez ensina a preparar um suco com propriedades hepatoprotetoras; no entanto, ela frisa que é importante deixar claro que os alimentos funcionais não são destinados a tratar doenças, nem são substitutos para medicamentos.

Outro ponto importante: para oferecer todos os benefícios esperados, este suco deve ser preparado com ingredientes naturais, liquidificados, não coados, para consumo imediato e não adoçados. A seguir, aprenda a receita recomendada pela nutróloga:

Suco hepatoprotetor

Ingredientes:
2 folhas de couve
1 maçã verde sem sementes
4 folhas de hortelã
1 talo de salsão
1 colher de café de spirulina em pó - opcional

Modo de preparo:
Limpe e corte a maçã, a couve, a hortelã e o salsão. Coloque estes e os demais ingredientes no liquidificador. Não deve ser coado, nem adoçado. Pode adicionar água e gelo a gosto. Consuma imediatamente.

Benefícios nutricionais: a nutróloga explica que a spirulina é rica em aminoácidos, fibras e antioxidantes, ajuda a melhorar o perfil lipídico, na prevenção de anemias e disfunções imunológicas, além de possuir propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antineoplásicas, ainda contribui para a resistência muscular e o metabolismo. "A couve apresenta inúmeros benefícios devido à presença de fibras importantes para a função intestinal, vitaminas, antioxidantes, flavonoides e isotiocianatos, presentes nas crucíferas, que auxiliam na redução do risco de doenças hepáticas, cardiovasculares, infecciosas e neoplásicas", explica.

A maçã verde é rica em pectina, aliada das funções digestivas e uma das maiores fontes de flavonoides na dieta ocidental, com atividades antioxidantes. A hortelã possui propriedades antioxidantes, analgésicas, digestivas, descongestionantes, anti-inflamatórias e antiespasmódicas. O salsão possui minerais, vitaminas e antioxidantes com propriedades anti-inflamatórias, expectorantes, laxantes, diuréticas e tônicas.

Fonte: Marcella Garcez é médica nutróloga, Mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUCPR, Diretora da Associação Brasileira de Nutrologia e Docente do Curso Nacional de Nutrologia da entidade. 

Veja também:

Cármen Guaresemin

Cármen Guaresemin

Filha da PUC de SP. Há anos faz matérias sobre saúde, beleza, bem-estar e alimentação. Adora música, cinema e a natureza. Tem o blog Se Meu Pet Falasse, no qual escreve sobre animais, outra grande paixão.  @Carmen_Gua