Doutor Jairo
Leia » Plantas medicinais

6 benefícios do chá de camomila para a saúde e o bem-estar

Do alívio à ansiedade a problemas leves de pele, a camomila tem se mostrado útil para diversas condições - iStock
Do alívio à ansiedade a problemas leves de pele, a camomila tem se mostrado útil para diversas condições - iStock

Uma das infusões mais populares, o chá de camomila é usado há muito tempo para uma ampla gama de problemas de saúde. Nos últimos anos, pesquisadores exploraram melhor suas propriedades e eficácia no alívio de diversos sintomas, mas ainda há muito o que se estudar.

Para a maioria das pessoas, o chá de camomila é seguro para ser experimentado como um suplemento a outros tratamentos, mas não deve substituir os tratamentos médicos convencionais. Vale destacar que a potência dos chás de camomila varia, sendo que alguns são mais concentrados do que outros, o que pode resultar em efeitos distintos. 

Benefícios do chá de camomila

A camomila contém componentes chamados flavonoides, um tipo de antioxidante presente em muitas plantas que desempenha um papel significativo para a saúde. Os pesquisadores ainda estão estudando ativos presentes na camomila e seus benefícios. Veja alguns deles:

1. Alivia a dor menstrual

Vários estudos relacionaram o chá de camomila à redução da gravidade das cólicas menstruais. Um estudo de 2010, por exemplo, descobriu que consumir chá de camomila por um mês pode reduzir a dor das cólicas menstruais. As mulheres no estudo também relataram menos ansiedade e angústia associadas à dor menstrual.

2. Ajuda a reduzir o açúcar no sangue

Novamente, alguns estudos descobriram que o chá de camomila pode ajudar a reduzir o açúcar no sangue em pessoas com diabetes. A pesquisa não indica que a camomila é um substituto viável para os medicamentos para diabetes, mas pode ser um suplemento útil para os tratamentos existentes. 

3. Diminui o risco de osteoporose

A osteoporose é a perda progressiva da densidade óssea, que aumenta o risco de fraturas. Embora qualquer pessoa possa desenvolver osteoporose, ela é mais comum entre mulheres na pós-menopausa. Essa tendência pode ser devido aos efeitos do estrogênio. Um estudo de 2004 descobriu que o chá de camomila pode ter efeitos antiestrogênicos. Também ajudou a promover a densidade óssea, mas os autores do estudo alertam que mais pesquisas são necessárias para provar esse aparente benefício.

4. Reduz a inflamação

A inflamação é uma reação do sistema imunológico para combater a infecção ou quando há alguma lesão por calor ou trauma. O chá de camomila contém compostos químicos que podem reduzir a inflamação, associada a uma ampla gama de problemas de saúde, incluindo hemorroidas, dores gastrointestinais, artrite, doenças autoimunes e até depressão.

5. Ajuda no sono e no relaxamento

Essa provavelmente é a propriedade mais conhecida do chá de camomila: ajudar as pessoas a relaxar e adormecer. Poucos ensaios clínicos testaram isso, no entanto. Em um estudo com ratos, o extrato de camomila ajudou aqueles com distúrbios do sono a adormecerem. Muitos pesquisadores acreditam que o chá de camomila pode funcionar como um benzodiazepínico, medicamento prescrito que pode reduzir a ansiedade e induzir o sono, pois os experimentos  sugerem que a camomila se liga aos receptores dessa substância. 

6. Trata problemas leves da pele

Um pequeno estudo descobriu a aplicação de extrato de camomila diretamente na cicatrização assistida em feridas. Da mesma forma, outros estudos descobriram que pomadas de camomila podem ajudar a tratar eczema e doenças inflamatórias leves da pele, embora não sejam tão eficazes quanto o creme de hidrocortisona.

Contraindicações do chá de camomila

Quem segue tratamentos médicos deve consultar o médico antes de consumir grandes quantidades de qualquer tipo de chá de ervas, assim como a camomila. Além disso, pessoa com histórico de alergias graves, especialmente ao pólen, devem evitar essa infusão. Bebês também não devem consumir o chá de camomila, pois, assim como o mel e alguns outros produtos naturais, ele pode estar contaminado com esporos de botulismo. A maioria dos adultos saudáveis pode lutar contra a infecção, mas os bebês, não. Por fim, gestantes e indivíduos que passaram por transplantes devem falar com o médico antes de consumir o chá. 

Tatiana Pronin

Tatiana Pronin

Jornalista e editora do site Doutor Jairo, cobre ciência e saúde há mais de 20 anos, com forte interesse em saúde mental e ciências do comportamento. Vive em NY e é membro da Association of Health Care Journalists. Twitter: @tatianapronin