Doutor Jairo
Leia » Estilo de vida

4 trocas alimentares simples para ser mais saudável

Trocar lanches e refeições prontas por "comida de verdade" faz uma enorme diferença para a saúde - iStock
Trocar lanches e refeições prontas por "comida de verdade" faz uma enorme diferença para a saúde - iStock

Para muita gente, fazer dieta é sinônimo de sofrimento e, dessa forma, algo insustentável. É por isso que os especialistas defendem trocar o termo por “reeducação alimentar”. Com algumas mudanças simples, é possível conseguir resultados devagar e de forma constante, sem se sacrificar demais. 

Sempre que emagrecemos muito rápido, existe o “efeito sanfona”: quem tende a perder peso muito rápido, também tende a ganhar peso muito rápido se não fizer mudanças importantes no estilo de vida. A mudança da alimentação, normalmente, precisa ser acompanhada por uma mudança de atividade física e também pela forma como você encara essas transformações todas.

Portanto, sempre que você quiser fazer uma mudança na sua alimentação, o ideal é procurar um profissional que possa te orientar da melhor forma possível para que você faça as mudanças adequadas para você e que sejam possíveis de incorporar ao seu estilo de vida. Afinal, não basta fazer uma dieta radical durante uma semana, perder 5 kg e depois voltar a ganhar tudo ou até mais.

Mudanças simples fazem diferença

A seguir, entenda como fazer boas trocas na sua alimentação sem grandes restrições, apenas com opções mais saudáveis e que dão mais saciedade. Vale lembrar que essas são recomendações gerais de boa alimentação. Para ter um direcionamento individualizado, consulte um nutricionista.

1. “Comida de verdade” em vez de ultraprocessados

Congelados são tentadores e práticos, assim como alimentos empacotados. Mas dar preferência a “comida de verdade” já vai trazer uma grande mudança para a sua alimentação. Se você tem pouco tempo para cozinhar, tente preparar tudo de uma vez no final de semana e congelar em pequenas porções para os outros dias.

2. Aposte nos grãos integrais

Pão, macarrão, arroz não precisam ficar de fora da dieta. Mas trocar as versões refinadas por integrais vai fazer com que você sinta mais saciedade por mais tempo.

3. Controle as frituras

Diminuir o óleo presente nas frituras vai reduzir drasticamente o consumo de calorias e de gordura saturada. Em vez de fritar, você pode assar, cozinhar ou até mesmo usar fritadeiras a ar.

4. Prepare seu próprio tempero

Em vez de apostar nas versões industrializadas, você pode fazer o seu próprio tempero. Alho, tomate, cebola, orégano são boas opções para criar o seu próprio tempero natural!

Confira também: 

Tatiana Pronin

Tatiana Pronin

Jornalista e editora do site Doutor Jairo, cobre ciência e saúde há mais de 20 anos, com forte interesse em saúde mental e ciências do comportamento. Vive em NY e é membro da Association of Health Care Journalists. Twitter: @tatianapronin