4 obstáculos para uma vida saudável e como superá-los

Veja dicas baseadas na Ciência para ter uma dieta equilibrada e ser mais ativo

Redação Publicado em 10/07/2025, às 10h00

Ao preparar refeições saudáveis, dobre ou triplique as medidas e congele o que sobrar - iStock

Quase todo mundo sabe que seguir uma dieta equilibrada e praticar atividade física com regularidade é necessário para ter boa saúde física e mental. Mas todo mundo também enfrenta obstáculos para manter hábitos saudáveis.

Um estudo identificou as maiores barreiras para uma alimentação saudável entre atletas universitários, uma população que geralmente não é associada a hábitos pouco saudáveis. Curiosamente, os argumentos são similares ao de pessoas de diferentes grupos sociais:

Qualquer que seja o seu maior obstáculo, existem mudanças simples que podem facilitar a adoção de hábitos saudáveis. Veja, a seguir, algumas dicas baseadas em estudos científicos que podem fazer você atingir seus objetivos.

1. Falta de tempo

Estratégias para economizar tempo podem ajudar você a fazer pequenas mudanças, porém significativas, na prática de exercícios e na alimentação.

Atividade física

Ninguém precisa passar horas na academia ou correr vários quilômetros ao dia para ter saúde. Você pode incluir exercícios na sua rotina com apenas alguns minutos por dia.  Veja algumas mudanças simples que podem fazer você aumentar sua frequência:

Lembre-se: rotina é fundamental para criar hábitos saudáveis, e ela leva tempo para se consolidar. Depois de algumas semanas subindo escadas ou levantando pesos leves enquanto assiste a uma série, é possível que você nem pense mais em usar o elevador ou se jogar no sofá.

Alimentação saudável

Comer bem não precisa tomar muito tempo, e refeições saudáveis não precisam ser elaboradas. Na verdade, focar em alimentos naturais pode até economizar tempo na cozinha. Veja algumas dicas para reduzir o tempo de preparo:

Um estudo publicado há alguns anos mostrou que planejar as refeições com alguns dias de antecedência está associado a uma alimentação mais saudável e menor índice de obesidade.

2. Falta de equipamentos ou recursos

Muitas pessoas enfrentam barreiras para se exercitar ou comer de forma saudável por causa do custo percebido de alimentos ou programas de treino. Mas é possível adotar hábitos saudáveis sem gastar muito. Veja algumas opções:

3. Falta de apoio social

Às vezes, você quer mudar, mas as pessoas ao seu redor não compartilham do mesmo interesse ou motivação. Isso pode dificultar a jornada, especialmente se você estiver cercado de pessoas com objetivos diferentes.

Mas você pode se surpreender – talvez alguém próximo também queira mudar, mas não sabe por onde começar.

O primeiro passo é compartilhar seu desejo de se alimentar melhor ou se movimentar mais com amigos e familiares. Quem sabe você encontre alguém para te acompanhar em uma caminhada ou ajudar a trocar alimentos pouco saudáveis por opções melhores nas refeições em família.

O apoio social faz muita diferença na adoção e manutenção de hábitos saudáveis. Um estudo de 2021 com adultos de 45 anos ou mais descobriu que o apoio social tem grande impacto no comportamento alimentar durante mudanças de estilo de vida.

4. Sensações de desconforto

O desconforto pode afetar os hábitos saudáveis de diferentes maneiras.

No entanto, é importante lembrar que o desconforto não deve ser temido ou evitado. Na verdade, encará-lo pode ser uma poderosa ferramenta de crescimento.

Por exemplo, uma pesquisa de 2022 com mais de 2.000 adultos descobriu que aqueles que viam o desconforto como sinal de progresso e o buscavam ativamente estavam mais engajados e sentiam maior realização em seus objetivos.

Ao abraçar o desconforto, nos tornamos mais motivados e resilientes, o que nos prepara melhor para enfrentar os desafios da perda de peso ou de outras metas de crescimento pessoal.

Fonte: Healthline

hábitos estilo de vida dicas vida saudável

Leia também

5 conselhos para ter uma dieta mais saudável


Exercícios de calistenia para iniciantes: conheça 10 melhores para começar!


Discriminação afeta os treinos e pode aumentar chances de sedentarismo


Estas 11 dicas vão te fazer começar a caminhar sem desculpas; confira!