Doutor Jairo
Leia » Atividade física

3 bons exercícios para treinar os bíceps

O bíceps é um músculo de duas cabeças localizado entre o ombro e o cotovelo - iStock
O bíceps é um músculo de duas cabeças localizado entre o ombro e o cotovelo - iStock

Redação Publicado em 03/09/2022, às 08h00

Muitas pessoas que entram na academia ou que começam a treinar buscam desenvolver os braços, sobrtudo os músculos do bíceps. Afinal, eles ficam bastante aparentes e proporcionam uma boa aparência.

O bíceps é um músculo de duas cabeças localizado entre o ombro e o cotovelo. As cabeças surgem na escápula e terminam no antebraço superior. Por ser um músculo muito ativado em outros exercícios, como nos para as costas, os bíceps não precisam mais do que um treino na semana na maioria dos casos.

Muitos professores de educação física costumam colocar os exercícios para os bíceps após o treino de costas. Outros preferem ter um dia dedicado ao músculo. Independente da escolha, é importante consultar um profissional de educação física, que poderá orientar sobre a periodicidade que melhor se encaixa para você.

Tenho vergonha de ir à academia, o que fazer?

Muitas pessoas, apesar do estímulo que a academia traz, se sentem envergonhadas de frequentar esse ambiente e realizar os exercícios por receio relacionados ao corpo, à autoestima ou por acreditarem que os outros ficam avaliando suas ações. Mas existem algumas dicas que podem ajudar a diminuir essa vergonha sem deixar de frequentar a academia:

  • Pesquise o local antes: a raiz da ansiedade e da vergonha de ir à academia pode ser o medo do desconhecido. Assim, vale checar como é o ambiente;
  • Comece devagar: não ache que é necessário fazer tudo e pegar pesado logo de início. Se o treino estiver muito complicado, peça ajuda a um professor. Todo mundo já foi iniciante um dia;
  • Tenha companhia: se não for possível contar com um personal, busque frequentar a academia com algum amigo ou parente com quem você se sinta confortável.

Caso a vergonha e a ansiedade apareçam na academia durante o treino, respire fundo! Tente se concentrar no que está fazendo e prestar menos atenção ao redor. Racionalize e pense: será que preciso me preocupar mesmo com o que os outros pensarão sobre o meu corpo ou desempenho? Muitas vezes, aumentamos essa preocupação de uma forma desnecessária.

3 exercícios para os bíceps

A seguir, confira alguns dos exercícios para os bíceps mais usados e converse com o seu treinador sobre adicioná-los à sua rotina. Você não precisa fazer todos de uma vez, ok?

1. Rosca direta

É um dos principais exercícios para o bíceps. O movimento normalmente é feito com barras ou halteres, mas também pode ser feito em máquinas.

2. Barra fixa (pegada fechada)

Apesar de ser um exercício completo, também ativando as costas, ao ser feito com a pegada mais fechada, a ativação dos bíceps é mais alta.

3. Rosca concentrada

Este é um exercício localizado e pode ser usado como complemento de um treino para os bíceps. Normalmente é feito com halteres ou em máquinas.