Doutor Jairo
Assista » Dúvida

Tenho 16 anos e nunca ejaculei; o que fazer?

A espermarca é o termo utilizado para se referir à primeira ejaculação - iStock
A espermarca é o termo utilizado para se referir à primeira ejaculação - iStock

Redação Publicado em 25/02/2022, às 17h00

“Doutor, me socorre, tenho 16 anos e nunca ejaculei. Meu pênis é pequeno, já me masturbei, mas nada. Será que tenho que procurar um urologista?”

Os homens ejaculam pela primeira vez – marco que é conhecido como “espermarca” –, em diferentes momentos da vida. Com alguns isso acontece mais cedo e, com outros, que começaram a se desenvolver um pouco mais tarde, pode levar um tempo maior. 

Caso demore demais, seria válido buscar ajuda de um urologista ou um hebiatra (pediatra que cuida de adolescentes). Porém, de qualquer forma, é importante ter calma, principalmente se o menino ainda não passou por todas as fases do seu desenvolvimento físico. 

@jairobouer "DOUTOR, ME SOCORRE!” 🚨#jairoresponde #duvida #dicas #jairobouer #curiosidade #saude♬ Sunroof - Nicky Youre & dazy

Existe idade certa para a primeira ejaculação?

Não existe uma idade certa. Cada pessoa tem o seu ritmo próprio e as mudanças no corpo obedecem a esse ritmo. A espermarca pode vir aos 12 anos para um menino enquanto que, para outro, ela pode acontecer só aos 14 anos. Assim como alguns começam a ter barba mais cedo e outros demoram mais.

Confira:

Porém, se a primeira ejaculação não ocorrer até uns 16 anos, é importante procurar um médico – pediatra, clínico geral ou urologista – para checar se o desenvolvimento do menino está em ordem e se não há nenhum distúrbio hormonal atrasando o processo.

Se não ejacular, para onde vai o esperma?

Se um homem, já com o seu desenvolvimento completo, se masturbar e não ejacular, o esperma não vai para lugar nenhum, ele continua dentro do saco escrotal. O que acontece é que ele acaba sendo reabsorvido, assim como outros líquidos do corpo. 

Algumas pessoas até relatam incômodos nos testículos por não terem ejaculado. Isso acontece por conta de um inchaço na região ou por um acúmulo de líquidos, mas tende a passar em pouco tempo. 

Veja também: