Pular para o conteúdo

É verdade que masturbação estimula o hormônio do crescimento?

Jairo Bouer

6/11/2020 12:47




Dúvida do Luis: Doutor, é verdade que masturbação aumenta o hormônio do crescimento e deixa a gente ficar mais alto?

Dr. Jairo Bouer: Não, Luis! Esse é um mito que cerca a história da masturbação. Existem uma série de afirmações que são feitas acerca desse assunto e que, em boa parte das vezes, não são verdadeiras. Por exemplo, que a prática pode fazer cair cabelo, causar impotência, fazer aparecer espinhas: nada disso é verdade. Da mesma forma que não procede essa correlação com aumento dos hormônios de crescimento que, eventualmente, fariam a pessoa ficar mais alta.

Uma dieta saudável, atividades físicas regulares e boa qualidade de sono são itens que realmente interferem na produção do hormônio de crescimento e podem fazer com que você atinja seu potencial genético de estatura. Isto porque a estatura final da gente está de alguma forma programada em nossos genes, ou seja, se os seus pais são mais baixos, você provavelmente também será, e o mesmo vale para quando são altos.

Então não encane com a masturbação e saiba que muitas das afirmações ligadas a ela não são verdadeiras. Na dúvida, cheque com o seu médico.

Veja também:

Assista, também, a outros vídeos no meu canal no YouTube

 

Saiba mais:

Masturbação pode deixar a pele mais oleosa e com espinhas?

Existe limite para masturbação?

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS