Doutor Jairo
Assista » Tira dúvidas

O que é dependência emocional? Jairo responde

Os relacionamentos amorosos são os que mais caracterizam a dependência emocional - iStock
Os relacionamentos amorosos são os que mais caracterizam a dependência emocional - iStock

Redação Publicado em 18/02/2021, às 17h21

A dependência emocional pode acontecer em diversos tipos de relacionamento: com amigos, pais e filhos, ou, até mesmo, entre irmãos. Porém, o problema chama mais atenção quando ocorre no contexto dos relacionamentos amorosos. 

A pessoa que depende emocionalmente do parceiro amoroso acaba criando um comportamento que lembra o de outros tipos de dependência: o indivíduo fica ansioso, tenso, extremamente desconfiado, quando o parceiro não está por perto e, muitas vezes, manifesta um ciúme absurdo. 

Ambos sofrem

Um relacionamento amoroso é pensado e construído para ter mão dupla, ou seja, deve ser prazeroso para ambos. Mas, quando existe uma dependência emocional, a pessoa começa a enxergar situações inexistentes e isso vira um verdadeiro tormento na vida de quem está envolvido. O dependente sofre muito, assim como a outra pessoa.

Não é incomum existir uma codependência. Em casos assim, o relacionamento é estruturado pela dependência e não pela parceria, troca ou qualidade da relação. A carga emocional se eleva, afetando o bem-estar do indivíduo e do casal. Ambos se tornam mais infelizes, mais ansiosos, e o que era para ser algo bacana acaba trazendo um desgaste emocional muito grande. 

Além disso, não é incomum que pessoas emocionalmente dependentes se envolvam em relacionamentos abusivos. A pessoa, sem se dar conta, submete o outro a algum tipo de violência ou é vítima dela, e não consegue reagir porque acredita não ser capaz de viver sem aquela relação. 

Autoconhecimento 

Por essas e outras razões, é muito importante que a pessoa envolvida perceba a situação. Muitas vezes, o rompimento de uma relação com essa carga de dependência é traumático e, como o indivíduo aprendeu a se relacionar dessa forma, existe uma tendência a reproduzir o padrão em relacionamentos futuros.

A recomendação, quando existe a suspeita de estar vivendo uma relação baseada na dependência emocional, é trabalhar o tema em uma terapia. Com ajuda profissional, a pessoa se fortalece para enfrentar a situação e evita reproduzir o mesmo padrão em um novo relacionamento.  

É importante lembrar que qualquer pessoa está sujeita a desenvolver um quadro de dependência emocional, principalmente no início da vida amorosa, em que a autoestima e insegurança têm um grande peso.

Um relacionamento sempre enriquece a trajetória de qualquer pessoa, é uma parte importante da vida, mas não pode ser o que a define. As relações podem ser muito mais saudáveis quando as pessoas estão bem com elas próprias e se sentem completas.  Quem dá sentido para a nossa vida é a gente mesmo, e não o outro.