Doutor Jairo
Dúvidas » Tira Dúvidas

Pandemia: estou muito cansada e meu marido não ajuda. O que fazer?

As tarefas domésticas não são uma responsabilidade exclusiva da mulher!
As tarefas domésticas não são uma responsabilidade exclusiva da mulher! - Freepik

Redação Publicado em 15/12/2020, às 09h00

Tenho me sentido muito cansada durante a pandemia e meu marido não me ajuda em quase nada. Dá até mais trabalho dentro de casa. O que eu faço?

Existe uma sobrecarga muito grande de trabalho nesse momento em que as pessoas estão mais tempo dentro de casa, sendo que homens e mulheres estão cansados. Mas, de uma maneira geral, o que temos visto é que as mulheres estão mais estafadas e desgastadas com sua rotina do que os homens, já que boa parte das tarefas domésticas recai sobre elas, que, muitas vezes, recebem pouca ou nenhuma ajuda dos parceiros. 

Essa é uma questão muito comum, que temos visto em muitos lares no Brasil, e que exige, entre outras coisas, organizar e dividir tarefas. É bom a gente lembrar que estafa, cansaço e desgaste contribuem para a piora da saúde mental e emocional, o que não é ideal para a própria mulher ou para as pessoas com quem ela se relaciona dentro de casa.

Como uma de nossas seguidoras bem pontuou, recentemente, é importante ressaltar que as tarefas domésticas não são uma responsabilidade da mulher. Desta forma, quando um homem divide as atividades do lar, ele não está ajudando a esposa, mas está fazendo parte de sua obrigação. “Meu marido pode me ajudar com minha tese de mestrado, mas, ao lavar a louça, ele faz no mínimo sua obrigação. Tarefa doméstica e cuidado com os filhos não é ajuda, é fazer a sua parte”, complementa a seguidora.