Doutor Jairo
Assista » Dúvida

Não gosto da minha estatura e queria crescer mais; o que fazer?

O que define a altura é a carga genética: se os pais forem altos, é provável que os filhos também sejam - iStock
O que define a altura é a carga genética: se os pais forem altos, é provável que os filhos também sejam - iStock

Redação Publicado em 12/05/2022, às 18h00

“Doutor, tenho 13 anos e um metro e meio de altura. Minha primeira menstruação foi aos 11 anos. Eu não gosto da minha estatura e queria crescer mais. Tem alguma possibilidade? Pelo menos uns 15 ou 20 centímetros. Meu pai tem 1,75 m de altura e minha mãe também tem 1,50. Eu adoraria ser modelo, mas, para isso, preciso de, pelo menos, 1,74. O que eu faço?"

A estatura das pessoas está diretamente relacionada à genética. Assim, de uma forma geral, há um cálculo que é feito para estimar a altura de alguém: basta somar a altura do pai com a da mãe e dividir o resultado por dois.

Lembre-se: essa é apenas uma média.Para os meninos, podem ser somados a esse número dez centímetros e, no caso das meninas, se subtrai de cinco a dez centímetros. 

Dessa forma, com pais medindo 1,74 e 1,50, a média de altura seria por volta de 1,62 metros. Se esse casal tivesse um filho, ele provavelmente teria cerca de 1,70 e, se for uma filha, ela teria 1,50. 

Além disso, após a primeira menstruação, o ritmo de crescimento reduz bastante. Portanto, é pouco provável crescer muito mais depois disso. 

Se ainda existir alguma dúvida ou a pessoa quiser fazer uma conta mais exata, o melhor caminho é procurar o pediatra que acompanhou a criança para avaliar a sua curva de crescimento. Com isso, é viável dizer com maior precisão qual a provável altura final.

@jairobouer “QUERO CRESCER MAIS PRA SER MODELO” 🚨#jairoresponde #duvida #dicas #jairobouer #curiosidade #saude♬ som original - jairobouer

Confira:

Além da genética, o que pode influenciar a altura?

O que define a altura de alguém é, basicamente, a carga genética. Ou seja, se os pais forem altos, o mais provável é que os filhos também tenham estatura mais elevada.

Porém, hábitos alimentares também influenciam. Se uma pessoa sofre com a privação de alguns nutrientes, acaba ficando sem “matéria-prima” para se desenvolver, bem como se tem como hábito dormir pouco, há menor liberação do hormônio do crescimento. 

Além disso, certas doenças podem ter impacto no desenvolvimento e questões como sono de qualidade, alimentação equilibrada e atividade física diminuem esse risco.

Já para quem chegou aos 18 ou 20 anos de idade, é improvável conseguir algum aumento significativo da alturaExercícios para alongar o corpo e melhorar a postura, por exemplo, podem até resultar em alguns centímetros a mais, porém, não mais que isso. 

Veja também: