Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

Ainda não menstruei e já tenho 13 anos; é normal?

A puberdade é a fase de transição da infância para a adolescência e há uma série de mudanças corporais - iStock
A puberdade é a fase de transição da infância para a adolescência e há uma série de mudanças corporais - iStock

Redação Publicado em 19/04/2022, às 09h00

“Doutor, tenho 13 anos e ainda não menstruei. O que eu poderia fazer para acelerar a minha menstruação?”

Em primeiro lugar, a menina que ainda não menstruou aos 13 anos, provavelmente, não chegou ao momento biológico correto para menstruar. A menstruação é uma das etapas da puberdade, na qual os seres humanos começam a se desenvolver fisicamente. 

No caso das mulheres, em algum momento desse processo de desenvolvimento físico, existe uma maturidade maior dos ovários e os níveis hormonais acabam se estabilizando, resultando na ovulação. É logo depois da ovulação que a menina tem a sua primeira menstruação, também conhecida como menarca.  

Assim, algumas meninas chegam mais cedo a esse momento, enquanto outras passam pela experiência um pouco mais tarde. A não chegada da menstruação acontece porque a menina ainda está nessa transição do desenvolvimento físico.

Não é necessário se preocupar e não há o que fazer para acelerar esse processo.  No momento certo e na hora em que o corpo estiver preparado, a primeira menstruação vai acontecer.        

Dá para saber quando a puberdade vai acabar?

A puberdade é caracterizada pelas mudanças que acontecem no corpo de meninas e meninos na época da adolescência. Essas alterações começam, normalmente, com 11 ou 12 anos, podendo ir até os 17 ou 18 anos. 

Quanto mais cedo elas começam, mais cedo acabam. E, quanto mais tarde as mudanças tiverem início, mais tarde elas terminarão. Assim, não dá para estimar um prazo exato para o fim da puberdade sem saber quando ela começou.

De qualquer forma, não é necessário se preocupar tanto com prazos. O mais importante é ter um desenvolvimento saudável, estar bem com o próprio corpo e com a cabeça.