Doutor Jairo
Assista » Dúvida

Não ejaculei e a camisinha estourou; tem risco de gravidez?

Para ocorrer uma gravidez o sêmen precisa ser colocado dentro do canal vaginal - iStock
Para ocorrer uma gravidez o sêmen precisa ser colocado dentro do canal vaginal - iStock

Redação Publicado em 07/06/2022, às 16h00

“Doutor, transei com a minha namorada, ela estava no período fértil, não ejaculei, a camisinha estourou, ela não usa pílula e não usamos pílula do dia seguinte. A menstruação está atrasada há quatro dias e ela está muito estressada. O que fazer?"

Em primeiro lugar, se o homem não ejaculou, o risco de gravidez é muito remoto, mesmo a mulher estando no período fértil. Além disso, vale lembrar que a menstruação pode atrasar por diversos motivos, incluindo o estresse. 

Assim, o melhor a se fazer é esperar mais alguns dias e, qualquer coisa, procurar a avaliação de um ginecologista. 

@jairobouer “DEU RUIM?” 🚨#jairoresponde #duvida #dicas #jairobouer #curiosidade #saude♬ som original - jairobouer

Razões para o atraso da menstruação

Quando a menstruação atrasa, muitas pessoas já consideram um sinal de gravidez, mas nem sempre esse é o caso. Confira outros motivos possíveis que podem levar a um atraso no ciclo:

1. Perda de peso

Uma perda significativa de peso e exercícios intensos podem fazer com que a menstruação atrase ou nem aconteça. Estar abaixo do peso ou ter uma relação de gordura corporal baixa pode alterar os níveis de hormônios reprodutivos, diminuindo-os para níveis em que a ovulação e a menstruação não ocorrem.

Uma mulher que não teve uma ou várias menstruações após perder uma quantidade significativa de peso deve realizar uma consulta médica e nutricional para obter a quantidade adequada de vitaminas, minerais e nutrientes.

2. Obesidade

Assim como a redução de peso pode fazer com que a mulher perca a menstruação, o excesso de peso também pode afetar o ciclo menstrual.

A obesidade e a ausência de menstruação, às vezes, podem indicar que a mulher tem uma condição médica, como a síndrome dos ovários policísticos (SOP). Por isso, é importante que a pessoa seja corretamente diagnosticada. Assim, é possível realizar exames de sangue ou um ultrassom para examinar os ovários e ter certeza de que nenhuma condição médica subjacente está causando a perda de menstruação.

Confira:

3. Síndrome do ovário policístico (SOP)

A SOP é um dos distúrbios hormonais mais comuns entre as mulheres em idade reprodutiva. Embora os sintomas variem entre mulheres, aquelas que têm SOP tendem a ter níveis hormonais anormais, o que pode causar o desenvolvimento de pequenos cistos nos ovários, acne, excesso de pelos faciais e corporais, calvície de padrão masculino e obesidade.

Menstruação irregular ou ausente também é característica comum dessa condição. As mulheres que suspeitam de SOP devem realizar uma consulta médica para avaliação. Se não for tratada adequadamente, a ausência de menstruação durante os anos férteis pode causar câncer de endométrio.

4. Anticoncepcional

Alguns tipos de anticoncepcionais, principalmente os métodos hormonais, podem fazer com que a mulher não menstrue.

Normalmente, o anticoncepcional fornece uma forma de estrogênio combinada com progesterona por um determinado período de tempo, seguido por vários dias sem hormônio. A retirada desses hormônios desencadeia a menstruação.

No entanto, às vezes, esses hormônios mantêm o revestimento do útero tão fino que não há revestimento suficiente para causar a menstruação. Isso se aplica a todas as formas de anticoncepcionais, incluindo pílulas, adesivos, injeções, implantes e anéis.

Na maioria dos casos, isso não é prejudicial, mas as mulheres devem buscar ajuda médica se houver dúvidas sobre seu método anticoncepcional.

5. Hormônios

Alguns hormônios, como a prolactina ou os hormônios da tireoide, podem fazer com que a mulher perca a menstruação. Se um desequilíbrio hormonal for responsável por uma menstruação atrasada, ele pode ser facilmente detectado com um exame de sangue.

A causa desses desequilíbrios hormonais precisa ser investigada em consulta médica. Alguns desequilíbrios hormonais são decorrentes de histórico familiar. Em muitos casos, tomar medicamentos pode ajudar a menstruação a voltar ao ciclo normal.

Veja também: