Doutor Jairo
Leia » Saúde feminina

Como a pandemia pode desregular o ciclo menstrual? Entenda

Situações de estresse podem mexer com os hormônios e alterar o funcionamento do ciclo menstrual
Situações de estresse podem mexer com os hormônios e alterar o funcionamento do ciclo menstrual - iStock

Redação Publicado em 05/01/2021, às 14h01 - Atualizado às 14h01

No Brasil, a quarentena, seguida do período de isolamento, começou em meados de março de 2020. De lá para cá, já passou quase um ano, mas as notícias do novo coronavírus continuam sendo dadas diariamente, sem muitas perspectivas otimistas para o país.

Essa situação pode gerar um grande estresse em muitas pessoas, e é aí que o ciclo menstrual pode ficar desregulado. Isso porque situações como essa, de grande nervosismo - seja por medo de contrair o vírus, seja por preocupações com o futuro - acabam mexendo com os hormônios e alterando todo o funcionamento do ciclo.

Entenda melhor: 

Outros motivos para o atraso menstrual

Além do estresse, outros motivos para o ciclo menstrual se desregular podem ser: mudança de peso (tanto ganho quanto perda de massa); falhas na tomada de anticoncepcionais (como esquecer de tomar alguns dias); certas condições médicas, como Síndrome do Ovário Policístico; e, claro, a própria gravidez.

Se o ciclo atrasar por muitos dias, a mulher deve procurar a ajuda de um médico especializado para realizar exames e ver o que está acontecendo.