Doutor Jairo
Assista » Dúvida

Meu pênis é curvado para cima; isso é normal?

A cirurgia pode ser indicada quando a tortuosidade do pênis provoca dores durante o sexo - iStock
A cirurgia pode ser indicada quando a tortuosidade do pênis provoca dores durante o sexo - iStock

Redação Publicado em 17/08/2022, às 18h00

“Doutor, tenho 15 anos e meu pênis é curvado para cima. É normal?”

Sim, é normal o homem ter o pênis com uma certa inclinação, seja para a direita, para a esquerda, para cima ou para baixo. São várias as possibilidades e ele ser reto é apenas uma delas.

Portanto, o fato de ele ser um pouco inclinado para cima não é um problema, a não ser que o fenômeno provoque dor, desconforto ou impossibilidade de relação sexual. Nesses casos, é preciso consultar um profissional de saúde.

@jairobouer “É normal?” 🚨 #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude♬ Aesthetic - Tollan Kim

Pode ser culpa da cueca?

Muitos homens acreditam que a posição do pênis na cueca pode influenciar a orientação da sua curvatura, mas isso é um mito! A forma como o pênis fica na cueca não influencia a sua inclinação. Ou seja, deixar ele para a direita não significa que ele ficará inclinado para a direita, por exemplo.

A inclinação do pênis depende de uma série de fatores, mas normalmente é algo natural, de nascença; às vezes a pessoa sofreu algum trauma que influenciou na inclinação, entre outras possibilidades.

Confira:

Quando é o caso de cirurgia?

A cirurgia é indicada quando o homem tem um transtorno conhecido como doença de Peyronie. Nesse caso, a tortuosidade do pênis deixa de ser apenas uma questão estética e provoca dores durante as relações sexuais e dificuldade na penetração.  

A doença acontece ou por um nódulo ou por uma fibrose nos tecidos que estão em volta dos chamados corpos cavernosos, partes do pênis que se enchem de sangue e produzem a ereção. Quando o homem tem uma fibrose ou um nódulo, isso desvia o fluxo de sangue e o pênis acaba ficando torto.

Para a maior parte dos homens, essa inclinação excessiva se reverte espontaneamente. Em outros casos, alguns medicamentos que agem para desfazer esse tecido fibrótico podem ser recomendados em consulta médica. Em casos em que o corpo não responde a nenhum tipo de tratamento clínico, o processo cirúrgico pode ser indicado.

Os resultados, em geral, são bons, mas, como qualquer cirurgia, pode haver riscos. Por isso, o ideal é consultar um urologista

Veja também: