Doutor Jairo
Assista » Tira dúvidas

Encostar a mão no sêmen seco e se masturbar traz risco de gravidez?

Se masturbar com a mão suja é algo que costuma gerar algumas encanações
Se masturbar com a mão suja é algo que costuma gerar algumas encanações - iStock

Redação Publicado em 06/02/2021, às 15h00

Doutor, encostar a mão em algum lugar que estava sujo de sêmen seco e se masturbar, depois, com a mesma mão engravida?

Primeiramente, é importante diferenciar o que é espermatozoide e esperma. Os espermatozoides são as células reprodutivas masculinas produzidas nos testículos, e o esperma, por sua vez, é o conjunto de líquidos que sai pelo pênis no momento da ejaculação. 

O homem ejacula de três a cinco mililitros (ml) por ejaculação e, desse conteúdo, apenas 3 ou 5% da composição final é de espermatozoides. O restante são líquidos de outras estruturas, como a próstata. Dessa forma, para o espermatozoide conseguir chegar a um óvulo, ele precisa de ajuda desses líquidos. Isso porque eles desempenham várias funções: fornecem nutrientes para os espermatozoides se alimentarem, neutralizam o pH da vagina e conferem o meio pelo qual o espermatozoide pode chegar ao colo do útero.

O risco de engravidar existe quando esse conjunto de líquidos, obtido da ejaculação, é introduzido dentro da vagina. Portanto, colocar o dedo no sêmen seco e se masturbar não oferece perigo de gravidez. Nessa situação, os espermatozoides precisariam ser super resistentes para que isso acontecesse.