Doutor Jairo
Assista » Tira dúvidas

Ejaculo muito rápido no sexo e na masturbação; é normal?

A principal causa para a ejaculação precoce é a ansiedade de performance
A principal causa para a ejaculação precoce é a ansiedade de performance - Freepik

Redação Publicado em 10/05/2021, às 21h00

Doutor, ejacular muito rápido, tanto na relação como na masturbação, é normal?

Em primeiro lugar, ejacular muito rápido tanto na relação sexual como no momento da masturbação pode indicar que o homem precisa de algum tipo de ajuda. 

A principal causa da ejaculação precoce é a chamada ansiedade de performance: o homem inexperiente e ansioso acaba ficando mais inseguro e cria uma expectativa em relação ao seu desempenho sexual. Essa tensão emocional faz com que ele ejacule muito rápido e antes do momento em que gostaria. 

De qualquer forma, é importante procurar um especialista que será capaz de explicar algumas técnicas de controle e, em alguns casos, ele pode até prescrever medicações – como os antidepressivos – que irão ajudar o homem a controlar a ansiedade por um tempo limitado. 

Dá para controlar?

Como foi dito acima, a principal culpada pela ejaculação precoce nos homens é a ansiedade. Portanto, o primeiro passo é tentar identificar a razão do problema e tentar controlá-la um pouco mais com o objetivo de retardar a ejaculação. 

Assim, se o indivíduo está muito ansioso, antecipa uma série de questões e comportamentos, o ideal é buscar o suporte de uma terapia para melhorar a questão da ansiedade e, consequentemente, a ejaculação precoce. 

Existem algumas técnicas que podem ser adotadas durante a relação, como o uso do gel retardante, uma substância com um gel anestésico que ajuda a diminuir um pouco a sensibilidade da cabeça do pênis (a glande) e isso, em teoria, pode prolongar o tempo até a ejaculação. Porém, se a questão for ansiedade, só isso não vai resolver. 

É possível, ainda, criar alguns obstáculos para o prazer e, dessa forma, controlar melhor o tempo da ejaculação. Um exemplo é parar no meio da relação, tirar o pênis de dentro da vagina, ou, se for sexo oral, interromper um pouco. Outra ideia é mudar ou parar, por um tempo, o estímulo durante a masturbação.