Doutor Jairo
Assista » Dúvida

Dá para parar de sentir atração por pessoas do mesmo sexo?

Quando a orientação sexual gera desconforto, o ideal é buscar ajuda psicoterapêutica - Arte
Quando a orientação sexual gera desconforto, o ideal é buscar ajuda psicoterapêutica - Arte

Redação Publicado em 15/07/2021, às 18h00

Doutor, o que eu faço para tirar da minha vida o desejo pelo mesmo sexo? Não aguento mais.

Essa é uma pergunta complexa que precisa ser respondida sob diversas óticas. Mas uma coisa é muito clara: não existe nenhum método capaz de fazer com que uma pessoa deixe de ter o desejo que ela tem.

Da mesma forma que não existe nada que um indivíduo possa tomar ou fazer para deixar de ser heterossexual, também não há nenhum tipo de medicamento ou conduta para deixar de ter uma orientação homo ou bissexual. 

Não dá para mudar um desejo

O desejo é uma questão que nasce com a pessoa e, normalmente, é ela que o acompanha. Ou seja, não conseguimos definir para onde esse desejo vai: “ah, quero ser heterossexual, então vou começar a gostar de mulher” ou “ah, quero ser homossexual, vou começar a gostar de homem”. 

Uma pessoa não é capaz de fazer essa escolha. O desejo está, nasce e se desenvolve com cada um e, consequentemente, acabamos o acompanhando. 

Confira:

Negar o desejo pode trazer ainda mais sofrimento

Para muitas pessoas, a orientação sexual pode causar certo desconforto, dúvida e conflitos. Mas essa não é uma questão relacionada ao desejo e sim à forma como a pessoa está lidando com ele. Nesse caso, o melhor a se fazer é buscar uma terapia para entender a razão pela qual isso está incomodando tanto. 

Algumas pessoas podem perguntar: “ah, mas será que eu não posso abafar esse desejo a minha vida inteira e evitar encontrar com pessoas do mesmo sexo?”. A resposta para essa questão é sim, não há nada que impeça alguém de fazer isso. 

Porém, provavelmente, essa escolha gerará ainda mais sofrimento, dor e uma sensação de que a pessoa não está sendo ela mesma. Tudo isso pode acontecer e pode penalizar, de alguma forma, emocionalmente a sua vida.