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Tenho medo de falar em público e isso me atrapalha; o que fazer?

O receio de falar em público é normal, mas pode ser contornado - iStock
O receio de falar em público é normal, mas pode ser contornado - iStock

Redação Publicado em 22/11/2022, às 09h00

“Doutor, morro de medo de falar em público e isso tem atrapalhado minha vida na faculdade e no trabalho. O que eu faço?”

Falar para uma audiência realmente é um pesadelo para muita gente. Algumas pessoas têm medo de serem avaliadas, enquanto outras ficam inseguras em relação à sua voz ou à aparência, por exemplo.

Quem não se sente confortável falando em público pode desenvolver sintomas de ansiedade, como palpitação, falta de ar, vertigem, náuseas, desconfortos gastrointestinais e, até mesmo, tremores. 

Tem como resolver?

Sim! Confira algumas dicas que podem ajudar na hora de falar em público:

1. Faça uma lista com os pontos da apresentação

Em vez de desenvolver o roteiro escrevendo todas as falas, listar tópicos deixa o texto mais visual e com menos volume de informação. Assim, você comenta os pontos de uma forma muito mais natural, deixando a sua apresentação mais fluida e até mais fácil para lembrar. Além disso, com os tópicos fica mais fácil de lembrar e retomar a fala.

2. Respire

É importante respirar antes e durante toda a apresentação, até para se recuperar e relaxar. A respiração também marca a pontuação da sua fala, de forma que costumamos usar uma respiração curta para indicar vírgula, enquanto uma mais longa indica um ponto final.

Além disso, um momento de silêncio pode ser usado como recurso de ênfase daquilo que você acabou de dizer. Estas são boas ocasiões para organizar sua mente, retomar seu pensamento e se acalmar. Outra coisa é que a respiração controla o ritmo de fala. Então, se estamos nervosos, é comum esquecermos de respirar, atropelar as palavras e embolar a fala, dificultando o entendimento. Respirar é importante para você e para quem te ouve.

Confira:

3. Ensaie a apresentação

Não podemos deixar para fazer a apresentação de primeira porque qualquer coisa que acontecer vai ser uma surpresa e desestabilizar a apresentação. Ensaiar ajuda a te deixar mais confiante e com mais recursos caso algo inesperado aconteça, então você consegue lidar melhor com isso. Além disso, você controla melhor seu tempo de fala, articula melhor as palavras e observa melhor a sua postura. Você pode ensaiar na frente do espelho, gravar com o celular ou apresentar para algum amigo e observar como melhorar.

4. Evite gesticular ou andar muito

Gesticular é interessante como forma de fazer uma marcação nas falas, de indicar ênfase ou de pontuar algo que você quer que o público se lembre. Além disso, quando se está num palco muito grande ou num espaço amplo, movimentar-se ali é bom para chamar a atenção das pessoas. Mas isso deve ser feito com equilíbrio, porque gesticular ou se movimentar demais acaba chamando a atenção para seu movimento e não para a fala.

Os gestos, então, são bons recursos se usados com objetivos. Mas o excesso deles pode evidenciar de forma inconsciente seu nervosismo, como acontece ao mexer muito no cabelo, bater o pé no chão ou ficar trocando a base de apoio do corpo entre uma perna e outra.

5. Conheça seu público e saiba o que você quer comunicar

É fundamental entender o nível de conhecimento do público sobre o assunto que você quer falar e também como falar adequadamente para aquelas pessoas.  Se o público é de advogados, eles entendem o ‘juridiquês’, mas se não são desse meio, é preciso traduzir a informação para uma linguagem que eles entendam e que não seja tão técnica.

Nesse sentido, é importante adaptar o seu registro de linguagem, seu tom de voz, sua construção narrativa para que as pessoas compreendam a mensagem de maneira mais assertiva. Além disso, tenha em mente qual o objetivo da sua fala e estude o conteúdo para ficar mais seguro diante do público.