Doutor Jairo
Ouça » Contracepção

Relação na pausa do anticoncepcional: tem risco de engravidar?

O número de comprimidos varia de acordo com o tipo de pílula anticoncepcional - iStock
O número de comprimidos varia de acordo com o tipo de pílula anticoncepcional - iStock

Redação Publicado em 29/12/2022, às 16h00

Doutor, venho usando anticoncepcional há dois anos. Na última cartela, estava tomando os comprimidos inativos e tive relação sexual. Tenho chance de ter engravidado? O meu ciclo ainda não desceu.

Antes de mais nada, vale explicar que existem diferentes tipos de anticoncepcional. Existem os combinados, que têm mais de um tipo de hormônio, por exemplo, e os anticoncepcionais só com um tipo de hormônio.

Também existem produtos com número distinto de pílulas. Em alguns casos, toma-se 24 comprimidos em dias consecutivos e, então, faz-se uma pausa de quatro dias. Em outros, é preciso tomar por 21 dias seguidos e fazer pausa de sete dias. E ainda tem pílulas com 28 comprimidos, sendo que os últimos quatro da cartela são inativos, ou seja, não contêm hormônio.

Mesmo quando se toma esses comprimidos inativos ou se faz a pausa, a mulher permanece protegida, desde que tenha tomado os comprimidos anteriores direitinho. As pílulas do início da cartela bloqueiam o ovário, portanto durante a pausa há uma redução hormonal, o útero se descama e a mulher menstrua.

Assim, mesmo que haja relações sexuais nesse período de pausa ou de comprimidos inativos, a proteção está, em tese, garantida, e a menstruação deve chegar em poucos dias. Se isso não ocorrer, ou se houver alguma outra dúvida, procure seu ginecologista.