Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

Estou com dificuldades para engravidar; vitamina pode ajudar?

Estima-se que 2 em cada 10 casais apresenta alguma dificuldade para engravidar
Estima-se que 2 em cada 10 casais apresenta alguma dificuldade para engravidar - iStock

Redação Publicado em 06/05/2021, às 09h00

Doutor, estou com dificuldades para engravidar e eu e meu marido já fizemos vários exames. Vitamina ajuda?

Atualmente, estima-se que 20% dos casais apresentam alguma dificuldade para engravidar. Ou seja, são casais que estão tentando uma gravidez há, pelo menos, um ano, têm relações sexuais com frequência sem usar nenhum método contraceptivo e, mesmo assim, não conseguem engravidar. 

Vale lembrar que, em geral, entre os casais que sofrem com a infertilidade, em cerca de 40% dos casos a origem está em problemas de saúde do homem; em outros 40%, com a saúde feminina, e nos 20% restantes as causas são encontradas em ambos. 

Procure sempre ajuda 

Quando um casal começa a apresentar dificuldades para engravidar, é extremamente importante buscar ajuda de um especialista, isto é, o homem deve procurar avaliações com o urologista e a mulher, com um ginecologista

Assim, o médico poderá realizar os exames necessários para tentar entender o que está acontecendo, o que está causando a infertilidade e como isso pode ser modificado. Em alguns casos extremos, por exemplo, o profissional pode até recorrer a técnicas de reprodução assistida para facilitar a vida do casal. 

Tá, mas vitamina ajuda?

Não, não é a vitamina que vai ajudar. É lógico que ter uma alimentação saudável e balanceada é fundamental, mas não é tomando doses elevadas de vitaminas que a mulher conseguirá engravidar.