Doutor Jairo
Ouça » Fala aí

Esquecer das coisas com menos de 30 anos é preocupante?

Leitor de 27 anos reclama de falta de memória
Leitor de 27 anos reclama de falta de memória - iStock

Redação Publicado em 09/06/2021, às 09h00

“Tenho 27 anos e tenho me esquecido das coisas. Devo me preocupar?”

Jairo Bouer explica que, durante esse momento de pandemia que estamos vivendo, com home office, acúmulo de funções, ansiedade e preocupações constantes, é normal que a atenção fique comprometida.

“A capacidade de focar em um único objeto, uma única informação, está comprometida, e aí é mais difícil a gente receber essas informações”, justifica o médico. “Quando a gente recebe essas informações de uma forma mais precária, a gente as retém menos e a hora que vamos tentar resgatá-las, podemos ter mais dificuldade”.

Confira:

O médico ainda destaca que, como o leitor tem 27 anos, provavelmente o problema deva ser a junção da ansiedade com o estresse. “Se você fosse uma pessoa mais velha, eu recomendaria que procurasse um neurologista para uma avaliação, porque você sabe que com a idade pode haver uma perda progressiva da memória e até algumas doenças que a comprometem”.

Por fim, Jairo acrescenta que uma vida mais equilibrada, com exercícios físicos, sono regulado e alimentação balanceada também podem ajudar na concentração e memória.

Ouça: