Doutor Jairo
Ouça

Como posso vencer a timidez e a vergonha de sair de casa?

None

Jairo Bouer Publicado em 08/12/2020, às 09h05 - Atualizado às 09h14

Sofro com timidez desde que fiz o tratamento de um câncer em 2006, quando fiquei careca e, como era criança, tinha muita vergonha de sair de casa. Depois passei a ter dificuldade de coordenação e medo de me machucar na rua. Fiquei em casa muitos e muitos anos. Fiz fisioterapia, terapia e quando estava começando a melhorar veio a pandemia e fiquei em casa de novo. Como faço para vencer essa timidez?

De acordo com o seu relato, você está muito bem do ponto de vista físico, mas tem muito receio de sair de casa, sendo que tinha começado a melhorar e veio a pandemia. Quando a situação na sua cidade for flexibilizada e você puder sair de casa isso vai ser um exercício importante para ganhar essa confiança e vencer um pouquinho essa timidez.

Se você sentir que dá para começar a sair de casa sozinho, por conta da terapia e dos processos que você já fez, ótimo. Caso você sinta que ainda não consegue, é interessante voltar a procurar uma terapia para discutir esse receio, como ele te incomoda e, assim, voltar gradualmente a sair de casa. É possível vencer essa timidez com suporte e ajuda, sim!

Veja também:

Assista, também, a outros vídeos no meu canal no YouTube

Saiba mais:

Sofro com timidez e minha vida não sai do lugar. O que faço para mudar?

Ansiedade pode se manifestar de diferentes maneiras