Doutor Jairo
Ouça

Depois de assalto, não consigo sair sozinho de casa. O que fazer?

None

Jairo Bouer Publicado em 23/11/2020, às 11h55 - Atualizado às 22h27

Depois de um assalto comecei a encanar muito e não consigo sair sozinho. Com a pandemia isso piorou. O que você recomenda?

Depois de experiências traumáticas, é comum que as pessoas desenvolvam um certo receio de sair sozinhas ou até mesmo acompanhadas na rua. Isso acontece porque, ao sair, a pessoa vivencia novamente aquela situação de perigo, risco e medo, ficando em alerta o tempo todo. Isso provoca uma situação bastante desagradável para o dia a dia e as emoções. Com a pandemia, passamos mais tempo em casa, o que pode ajudar a reforçar esse mecanismo ao pensar em sair sozinho.

O que eu recomendo é começar a entender melhor a importância de olhar para as suas emoções e planejar o que você vai fazer daqui para frente. Talvez você precise começar a sair e, nessas saídas, contar com o apoio de alguém em quem você confia, até se acostumar com a situação e conseguir começar a sair sozinho. Caso isso não funcione, pode ser o momento de procurar a ajuda de um profissional de saúde mental, um psicólogo ou psiquiatra, para avaliar com você o quanto isso interfere na sua vida e obter um diagnóstico para realizar um tratamento.

Veja também:

Assista, também, a outros vídeos no meu canal no YouTube

Saiba mais:

Sinead O’Connor revela que sofre de agorafobia; entenda a condição

Transtorno de pânico: celebridades ajudam a desmistificar o problema