Pular para o conteúdo

Sinead O’Connor revela que sofre de agorafobia; entenda a condição

Da Redação

15/10/2020 20:52




Sinead O’Connor, cantora irlandesa, revelou em seu perfil do Twitter que está sofrendo com agorafobia, uma condição que a deixa com medo de sair de casa, na madrugada desta quarta-feira (14).

A artista, de 53 anos, implorou por ajuda aos seus seguidores ao relatar que não consegue sair para comprar comida.

oconnor.sinead 13402191 233665913682317 1400589260 n 1 1024x683 - Sinead O'Connor revela que sofre de agorafobia; entenda a condição
Crédito: Instagram/@oconnor.sinead

“Tenho vivido secretamente com um caso fisicamente paralisante, relacionado a um trauma de baixa autoestima aguda nos últimos anos. Ultimamente, não estou comendo com tanta agorafobia, não consigo ir às lojas. E eu estou morrendo de fome”, contou.

Ela explicou por que não pedia serviços de entregas: “Atualmente, moro em uma parte muito remota do país, então comida para viagem e/ou entrega de alimentos não são uma opção”.

Após algumas interações com os fãs, a cantora comemorou ter conseguido uma opção para encomendar pela internet.

O que é agorafobia?

Agorafobia é uma condição que, geralmente, está ligada aos transtornos de ansiedade. A denominação vem do grego – “agora” significa praça e “fobia” significa medo ou pânico.

Pessoas com agorafobia têm um medo irracional de sair na rua, ir a espaços públicos ou locais com muita gente. Essa fobia pode ser isolada, mas é muito comum que esteja associada ao transtorno do pânico.

O que acontece? Quando uma pessoa sofre uma crise forte de ansiedade ou pânico, ela tem uma sensação de vai morrer, desmaiar ou até enlouquecer. Ela pode ter sintomas físicos como falta de ar, dor no peito, palpitação, suor frio etc.

A aflição é tão grande, que a pessoa começa a ficar com medo de ter uma nova crise de pânico. E tem receio de que, se ela estiver na rua, ou num local cheio de gente, ela não vai ter como receber ajuda se passar mal.

Assim, a agorafobia afeta muito a qualidade de vida de uma pessoa, e chega a ser incapacitante, em muitos casos, como parece ser o caso da cantora.

Saiba mais

Transtorno de pânico: celebridades ajudam a desmistificar o problema

Rafa Kalimann faz relato sobre síndrome do pânico; saiba o que fazer na hora da crise

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS