Pular para o conteúdo

Sofro com timidez e minha vida não sai do lugar. O que faço para mudar?

Jairo Bouer

14/11/2020 08:00




Dúvida da Diana: Doutor, nasci prematura, fui superprotegida, desenvolvi uma timidez absurda e não consigo me expressar. Hoje, com 23 anos, a minha vida não sai do lugar. O que eu faço? 

Dr. Jairo Bouer: Diana, é interessante que você já tenha percebido um pouco os mecanismos que fazem você ter dificuldades de relacionamento. Você foi superprotegida, uma coisa que é comum quando a criança nasce em parto prematuro, e desenvolveu timidez por conta dessa superproteção, gerando essa dificuldade de se relacionar com outras pessoas e causando, também, dificuldade de se expressar. Isso é muito importante, porque se você fizer um processo de psicoterapia, já percebeu, ou já está percebendo, o que aconteceu ao longo da sua vida. 

Eu acho importante você procurar algum tipo de ajuda profissional, para que você consiga entender melhor outras causas e outros impactos dessa timidez e, talvez, se instrumentalizar para lidar com esse mundo aqui fora. Isso pode fazer toda a diferença no estabelecimento dos seus relacionamentos pessoais, familiares, profissionais e até no seu planejamento de vida. Parece que sua vida está meio parada, que nada sai do lugar, então é muito importante que você busque dar o primeiro passo, que pode ser com a ajuda de alguém. 

 

Saiba mais:

Timidez patológica aumenta risco de alcoolismo, confirma estudo

Sou tímido a ponto de evitar conhecer pessoas. O que faço?

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS