Tabata: conheça a técnica e como praticar

O método Tabata é um protocolo de treino intervalado de alta intensidade, com séries curtas de descanso, que promove alto gasto calórico.

Diferente do HIIT, aplicado em diversas modalidades e com diferentes tempos de execução, o Tabata é um protocolo fechado com tempos específicos de execução.

O treino total dura aproximadamente 20 minutos, incluindo os tempos das séries de exercício, de descanso, de aquecimento e de desaquecimento. 

No Tabata, o importante é seguir o tempo de execução e de descanso. Nesse contexto, diferentes exercícios podem ser usados.

O treino completo inclui: 10 minutos de aquecimento (um trote por exemplo). Então entram os exercícios, feitos em uma sequência de quatro séries de um minuto cada.

Para explicar o método, vamos usar como exemplo dois exercícios bastante conhecidos: o polichinelo e o agachamento. 

Após o aquecimento, faça 20 segundos de polichinelo, descansando por 10 segundos; então, faça 20 segundos de agachamento, com mais 10 segundos de descanso.

Essa sequência deve ser repetida quatro vezes, com intervalo de aproximadamente um minuto entre cada série completa. Se precisar de mais tempo, sem problemas!

Ao final das séries, pratique um desaquecimento leve, que pode ser uma caminhada de 10 minutos, por exemplo.

Lembre-se que outros exercícios podem ser feitos no protocolo, como burpee, flexão e prancha: o mais importante é sempre imprimir alta intensidade em cada execução. 

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer e Fausto Fonseca

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz