Como acertar a postura na corrida?

Não é simples falar sobre uma "postura ideal" para correr, visto que cada pessoa possui sua própria biomecânica de movimento e especificidades corporais.

Algumas dicas, porém, podem te ajudar a ajustar "manias" durante o exercício e fazer com que o rendimento melhore. 

De uma forma geral, uma boa postura na corrida envolve manter o tronco ereto e o corpo pouco inclinado à frente, para que as pernas, o quadril e as costas fiquem alinhados.

Nesse sentido, as pessoas podem ser treinadas para que o pé fique alinhado ao joelho na hora de tocar o chão, o que ajuda a evitar lesões. 

Busque, também, manter os cotovelos flexionados a 90 graus, fazendo com que os braços balancem em linha reta, com movimentos inversos aos dos membros inferiores.

Ainda sobre os membros superiores, mantenha os ombros e o pescoço relaxados, além de a mãos nem muito apertadas, nem muito abertas, acompanhando o ritmo da corrida.

Sobre as passadas, evite que sejam longas demais, pois isso pode fazer com que a perna aterrisse muito estendida, aumentando o impacto. Tente adotar passos mais curtos e rápidos. 

Algumas pesquisas mostram que a melhor forma de pousar o pé no solo é com o médio pé, sem sobrecarregar o calcanhar e as pontas.

Corredores regulares podem se beneficiar dos exercícios educativos, como o Skipping e Anfersen, cuja função é melhorar a biomecânica da corrida e o rendimento. 

Para isso, procure ajuda de profissionais da educação física especializados em corrida. Assim, fica mais fácil correr melhor e sem lesões. 

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer e Fausto Fonseca

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 


Créditos: iStock e Tenor