O que são exercícios de propriocepção?

Propriocepção é a capacidade que o corpo tem de se localizar no espaço e, assim, manter o equilíbrio adequado para cada movimentação que é realizada.

Quanto melhor desenvolvida essa autopercepção espacial, melhores são o equilíbrio, a postura, os movimentos durante as práticas esportivas e o reflexo. 

Esses exercícios focados em melhorar a propriocepção ativam e trabalham os músculos estabilizadores, como a região do core, tornando o movimento mais eficiente e flexível. 

Com o movimento mais eficiente, há uma diminuição na probabilidade de lesões, sobretudo em práticas esportivas. Idosos também se beneficiam da prática, pois ela ajuda no alívio de dores.

Alguns exemplos mais simples de exercícios de propriocepção incluem: tentar equilibrar-se em uma perna só (e depois alternar) ou atividades, como abdominais, usando o BOSU. 

Outros exemplos são: caminhar em linha reta na ponta dos pés, agachamento com uma perna só, ficar em pé sobre uma bola ou outra superfície instável e agachamentos seguidos de saltos.

Vale lembrar que os exercícios de propriocepção exigem acompanhamento de profissionais de educação física ou fisioterapeutas, pois se feitos de forma errada podem causar lesões.

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer e Fausto Fonseca

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 


Créditos: iStock e Tenor