como começar a praticar: treino funcional

O treinamento funcional é um método que não utiliza aparelhos comuns de academia, composto por exercícios dinâmicos, capazes de trabalhar diversas capacidades físicas. 

Ele pode ter a função de treinar o corpo para obter maior eficácia em outro esporte e também para realizar melhor funções do dia a dia, como agachar, correr e pular.

O treino é considerado "funcional" por oferecer uma forma de treinar de maneira integrada diferentes capacidades, como equilíbrio, resistência, flexibilidade e força. 

No treino funcional, os exercícios podem ser livres, feitos com o peso do corpo, como variações de agachamentos, correr entre cones e flexão de braço.

Podem também ser executados com o uso de acessórios, como: bosu, fitas de suspensão, elásticos, pneus, barras, argolas, cordas e kettlebell.

Em academias que trabalham com o treino funcional é comum o uso de circuitos de treino, com várias atividades interligadas sendo realizadas em uma sequência.

Os exercícios funcionais podem ser feitos em casa, principalmente os "livres". Entretanto, é sempre indicada a orientação de profissionais para que a execução seja correta.

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer e Fausto Fonseca

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 


Créditos: iStock e Tenor