Síndrome do intestino irritável (sii)

É uma doença funcional, cuja principal característica é a alteração do eixo cérebro-intestino. Costuma ser mais comum em mulheres.

Quem sofre com SII tem desarranjos intestinais, prisão de ventre, diarreia, cólicas e sensação de estufamento abdominal. Não há cura, mas é possível controlar os sintomas. 

Ao contrário do que muitos acham, a alimentação não é a causa, mas pode  piorar os sintomas. Não é incomum que pessoas com SII também tenham intolerância à lactose. 

Diante de estressores, o cérebro de quem tem SII gera uma resposta alterada, liberando substâncias que, no intestino, provocam hipersensibilidade e alteração de motilidade.

O diagnóstico é feito pela exclusão de causas orgânicas. Alguns exames podem ser pedidos, mas é necessário analisar caso a caso, a depender do histórico do paciente. 

O tratamento envolve cuidado multiprofissional, incluindo nutrição, gastroenterologia, saúde mental e atividade física. Mudanças na dieta e gerenciamento de estresse também ajudam.

Terapias integrativas, como meditação, mindfulness e acupuntura podem ter efeitos positivos nos pacientes. 

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer e Cármen Guaresemin

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 

Fontes: Cristine Lengler (gastroenterologista/Fleury Medicina e Saúde) e Eduardo Humes (psiquiatra /Hospital Universitário da USP)