Sete sinais de que o corpo precisa de descanso

O corpo fala e dá constantes sinais do que precisa. Sentir fome é um exemplo: quando o estômago ronca, o organismo está pedindo nutrientes. 

Além das sensações de fome, de frio, de calor e de dor, o corpo também dá diversos indícios de que precisa de descanso.

Para te ajudar a identificar quando o seu corpo está dando indícios de que precisa de descanso, separamos a seguir sete sinais comuns do cansaço. Confira! 

1

Mudanças no temperamento podem ser indícios de cansaço físico. Quando o corpo está cansado, libera mais cortisol, conhecido como o "hormônio do estresse".

2

Sentir falta de apetite é outro sinal importante: um corpo cansado demais também pode liberar hormônios que inibem o apetite e agravam o cenário de fadiga. 

3

A dor de cabeça, principalmente quando acontece de forma regular, também pode ser um indício de que o corpo está enfrentando um estresse físico. 

4

O escurecimento da urina é indício de um corpo desidratado e cansado. Caso note o xixi mais escuro, hidrate-se bem e pegue mais leve nos exercícios. 

5

Dificuldade em concentrar-se, seja no trabalho ou em afazeres rotineiros, indicam que o cérebro também está dando sinais de fadiga e estresse.

6

Se sua frequência cardíaca em repouso está muito diferente do usual, tanto para cima quanto para baixo, é possível que seu corpo esteja pedindo descanso.

7

Insônia ou dificuldade para dormir têm associação com o cansaço físico e mental: é durante o sono que o corpo deve se recuperar de todo o cansaço.

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer e Fausto Fonseca

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 


Créditos: iStock e Tenor