Quando os pensamentos atrapalham o sono

O sono insuficiente está relacionado a uma série de problemas de saúde, desde depressão a doenças cardiovasculares e Alzheimer. Portanto, vale a pena tentar resolver o problema.

Faça uma lista

É só deitar na cama que você se lembra de uma tarefa importante ou em tudo o que precisa fazer no dia seguinte? Coloque tudo no papel para limpar a mente.

Levante-se da cama

Se você passa muito tempo tentando dormir, vai acabar associando o quarto a essa angústia. É melhor ir para a sala, ler um livro, e voltar só quando estiver realmente cansado.

Diminua a emoção

Ler um livro de papel é, sem dúvida, um ótimo remédio contra insônia, mas escolha assuntos que não acelerem seu coração antes de dormir.

Ouça um podcast

Entrevistas longas e audiolivros também podem desviar sua mente das preocupações e ser boas alternativas à leitura se você não quiser acender uma luz ou forçar seus olhos cansados.

Tente sons suaves

Alguns aplicativos com sons de natureza, relaxamento guiado ou ruídos brancos, como o do ventilador, podem ajudar a relaxar.

Concentre-se na sua respiração

Essa forma simples de meditação pode ser útil para muita gente. Toda vez que os pensamentos invadirem a mente, é só retomar o foco na inspiração e expiração.

Faça um lanche leve

Se é a fome que não está deixando você dormir, levante-se e faça uma refeição leve, com carboidratos, como pipoca ou biscoito integral.

Quando procurar ajuda

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer, Cármen Guaresemin e Tatiana Pronin

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz