COMO COMEÇAR A MEDITAR E POR QUÊ? 

Ache uma posição confortável, de preferência sentada, mantenha o corpo imóvel, a respiração tranquila, inspirando pelo nariz e expirando pela boca. 

Não tenha pressa e sinta os batimentos em desaceleração. A mente pode querer ir para o futuro ou para o passado, mas, assim que notar esse movimento, retorne o foco para o presente. 

Ainda que resumida, essa é uma descrição clássica da prática meditativa, uma técnica milenar cujas primeiras referências remetem à Índia de 15 séculos antes de Cristo.

Já no fim dos anos 1970, começa a se popularizar no ocidente o mindfulness, uma prática meditativa focada no momento presente sem uma relação direta e prática com filosofias e religiões. 

Seja na meditação clássica ou no mindfulness, diversas pesquisas já demonstraram como práticas de respiração e atenção plena ao presente podem melhorar a saúde física e mental. 

Estudos recentes relacionam a prática ao alívio de sentimentos depressivos, de estresse e até dores crônicas quando praticada ao menos 30 minutos por dia.

Até mesmo a saúde cardiovascular pode se beneficiar da meditação, segundo pesquisas.

O ato de meditar significa voltar-se para si e para a sua essência, longe de problemas relativos à materialidade e às criações mentais. 

Cada filosofia (budismo, hinduísmo, taoísmo) tem suas características meditativas próprias e a prática, inclusive, pode ser feita de forma ativa (em movimento) ou passiva (imóvel).

Para começar a praticar, o ideal é sempre buscar por orientação de instrutores, ou de vídeos e áudios de meditação guiada. 

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer e Fausto Fonseca 

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 



Créditos: iStock