Qual linha de terapia escolher?

Intervenções diferentes 

Abordagens distintas

Ainda existem diferenças nas linhas de psicoterapia, algo que tem a ver com a formação do profissional e do modo como ele trabalha. A seguir, você confere algumas delas.

Psicanálise

Desenvolvida por Sigmund Freud, estimula a pessoa a ter seus próprios "insights", ou seja, entender o que acontece e quais recursos podem ser usados para lidar com o problema.

Psicologia analítica ou junquiana

Criada por Carl Jung (discípulo de Freud), busca manter a conversa em torno do que levou a pessoa à terapia. Inclui a análise de sonhos e manifestações artísticas.

Terapia comportamental

Focada na análise dos comportamentos da pessoa, com o objetivo de identificar e mudar aqueles que são disfuncionais, ou seja, que trazem dificuldades ou sofrimento.

Terapia cognitivo-comportamental

Desdobramento da anterior, foca não só na modificação de comportamentos, mas também nos padrões de pensamento que dão origem a eles.

Psicodrama

Individual ou em grupo, a terapia é baseada na encenação de conflitos. Parte da ideia de que as questões são fruto das relações estabelecidas desde a infância. 

Gestalt-terapia

Parte da teoria de que corpo e mente são interligados e trabalha o "aqui e agora". Dá menos foco aos fatos, e mais à forma como a pessoa interpreta a vida.

Breve ou longa

O tempo de terapia pode variar de acordo com as necessidades de cada um e das questões a serem trabalhadas, mas também de acordo com a linha do profissional. 

E agora?

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer e Tatiana Pronin

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 

Fonte: Desirée Cordeiro (psicóloga) 

Créditos: iStock e Tenor