Os melhores exercícios para os ossos

A partir dos 35 ou 40 anos, há uma redução gradativa da densidade óssea, o que, ao longo do tempo, pode resultar em osteoporose e risco aumentado de fraturas.

Homens com mais de 40 anos costumam perder 0,5% de massa óssea ao ano, enquanto as mulheres perdem cerca de 1% ao ano desde os 35, e a proporção ainda aumenta após a menopausa.

Vale destacar que a prática regular de atividade física entre idosos é capaz de reduzir em um terço o risco de quedas!

Para estimular a saúde dos ossos, é importante que a atividade física tenha certas propriedades, como as que você confere a seguir.

Resistência

É preciso desafiar os músculos com algum tipo de resistência, que pode ser o peso do próprio corpo, dos halteres ou de uma banda elástica, por ex.

1

Com o peso do corpo

Aqui, vale qualquer atividade em que você tenha que carregar seu peso e trabalhar contra a gravidade, como correr, caminhar, dançar, subir escadas, jogar tênis etc.

2

Com impacto

Atividades de maior impacto, como correr ou pular, tendem a ter um efeito mais acentuado sobre os ossos, segundo estudos.

3

Com velocidade

O impacto tende a aumentar ainda mais numa atividade acelerada do que numa atividade mais lenta.

4

Com mudança de direção

Esportes como futebol e squash, que envolvem curvas rápidas e paradas bruscas, também parecem beneficiar mais os ossos, segundo estudos.

5

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer, Milena Alvarez e Tatiana Pronin

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 


Fonte: Harvard Health Publishing e Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia