O metabolismo desacelera com a idade?

Um estudo usou dados de 6.500 pessoas entre oito dias de vida e 95 anos de idade durante 40 anos e fez uma importante descoberta: existem 4 períodos de vida com relação ao metabolismo. 

Os pesquisadores descobriram que na infância, até 1 ano de idade, a queima de caloria está no auge, chegando até 50% acima da taxa dos adultos. 

Já dos 10 aos 20 anos é a fase em que o metabolismo diminui gradualmente cerca de 3% ao ano. Dos 20 aos 60 anos se mantém estável e, após os 60, diminui cerca de 0,7% ao ano.

Outra descoberta importante foi que, no 1º mês de vida, o bebê tem a mesma taxa metabólica que a mãe. Pouco depois algo acontece e esse índice decola.

A equipe também esperava que o metabolismo dos adultos desacelerasse na faixa dos 40 ou, no caso das mulheres, no início do climatério. Mas não foi bem assim.

A desaceleração metabólica, que começa por volta dos 60 anos, resulta em um declínio de 20% da taxa aos 95 anos.

Ou seja, mesmo que a pessoa ganhe mais de 1,5 kg por ano durante a idade adulta, isso não é só culpa da desaceleração do metabolismo.

Saiba que as necessidades energéticas do coração, fígado, rim e cérebro representam 65% da taxa metabólica de repouso, embora constituam apenas 5% do peso corporal. 

Independente do estudo, lembre-se que fazer exercícios, inclusive musculares, ajuda a minimizar as variações no metabolismo relacionadas à idade.

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer, Milena Alvarez e Fausto Fonseca

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 


Créditos: iStock e Giphy